1º Festival Ilheense de Literatura para as Infâncias movimenta setor cultural do município






O último final de semana foi marcado por uma série de atividades culturais. Iniciativa das educadoras e escritoras Elisa Oliveira e Luh Oliveira, o 1° Festival Ilheense de Literatura para as Infâncias (FILIN), movimentou o setor cultural da cidade entre os dias 5 e 10 de junho. Com apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, o festival visa incentivar a leitura e promover o encontro entre leitores, escritores, ilustradores e contadores de histórias da região.

Nos primeiros três dias, a programação adentrou nove unidades escolares, a fim de aproximar escritores e estudantes das redes pública e particular. Conforme as organizadoras, o evento reuniu 29 escritores e quatro contadoras de histórias de Ilhéus, Itabuna, Itapetinga, Coaraci, Itacaré e Salvador. Na oportunidade, a contadora de histórias, Mírian Oliveira, e o escritor Pawlo Cidade foram homenageados.







Nos dias 9 e 10, a Academia de Letras de Ilhéus realizou as mesas redondas para discutir temas atuais da literatura infanto-juvenil. A feirinha de livros aconteceu simultaneamente na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal. “Ilhéus tem tradição literária e a literatura para as infâncias vem se consolidando com livros e narrativas de excelência e uma ampla bibliodiversidade”, explicam as idealizadoras.

Premiação - Parte da programação, o Concurso de Poesia foi destinado a estudantes de 13 a 17 anos. Ao todo, 23 se classificaram e 15 chegaram à final, além de uma menção honrosa, premiação para 1º, 2º e 3º lugar e sessão de autógrafos.







1º lugar - Yasmin Santana Vieira, 17 anos – Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa

2º lugar - Iuri Loureiro do Carmo, 15 anos (nome artístico: Iuri do Carmo) - Colégio Estadual Moysés Bohana

3º lugar - Ismael Almeida Silva, 13 anos (nome artístico: Ismael) - Colégio Municipal de Camacã

Menção honrosa - Iuri Loureiro do Carmo

Os poemas foram avaliados por Anarleide Menezes, Ângela Damascena e Pawlo Cidade. Para finalizar, a FILIN marcou presença na Feira Cultural Rua Viva, no sábado (10), com o momento Rua Viva Literária, que inclui contação de histórias, sessão de autógrafos, exposição e venda de livros.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: