Blog é condenado por divulgar Fake News




Em 15 de dezembro de 2020 o blog Boca News veiculou notícia sob o título “Paulo Carletto da Rota é preso no Sul da Bahia”. Contudo, a Fake News noticiada correspondia a reportagem antiga, do ano de 2009, e além de não condizer com a verdade, foi exposta na mídia como se correspondesse a fato recente.

A informação é inverídica, pois correspondeu à prestação de esclarecimentos apresentados pelo Sr. Paulo Carletto, e pela então advogada da empresa, para contribuições com a elucidação de investigação em curso na época, a qual envolvia processo de licitação para prestação de serviço público. O blog Boca News chegou a ser notificado do equívoco, contudo, limitou-se a manifestar pela retirada da notícia, mas sem efetivamente fazer, o que agravou a sua conduta em manter Fake News em acesso por todos.

Importante registrar que o inquérito o qual apurava os mencionados fatos foi definitivamente arquivado, restando comprovado a histórica conduta da empresa Rota Transportes em não respaldar qualquer contrato, qualquer conduta ou coadunar com qualquer circunstância de irregularidade.

Desse modo, tendo o blog Boca News cometido ato antijurídico e antiético, houve a propositura de ação judicial, a qual resultou na comprovação de que o Sr. Paulo Carletto mantém a reputação ilibada perante as falsas notícias veiculadas.

Por meio da sentença, o responsável pelo blog Boca News, o Sr. Jorge Nascimento Almeida, foi condenado judicialmente, em processo que tramitou perante a 2ª Vara Cível de Itabuna/BA, cuja sentença foi recentemente publicada (18 de maio de 2023), onde restou reconhecida a ilegalidade dos atos atribuídos a Rota Transportes e Sr. Paulo Carletto, reconhecido que “[…] o réu utilizou meios de comunicação (blog) que administra para veicular notícia velha (de 2009) como se nova fosse.” Mais que isso, reconheceu-se que “[…] inexistem nos autos documentos que comprovem que a mídia em questão foi retirada de circulação. Em verdade, em consulta ao referido site de notícias, verifica-se que o réu publicou retratação […], mas manteve a notícia objurgada.”

Ainda que a decisão judicial não seja suficiente para restabelecer os danos sofridos pela empresa Rota Transportes e o Sr. Paulo Carletto, considerando que os danos extras patrimoniais perduraram durante a tramitação do processo, o reconhecimento da Fake News por meio de decisão emitida pelo Poder Judiciário, fulmina as calúnias e demonstra a verdade dos fatos além da punição para quem, levianamente, reiterar de forma similar do blog Boca News.

É de extrema importância o direito de liberdade e de comunicação, contudo, tal prerrogativa deve ser sempre exercido com cunho jornalístico, onde o objetivo principal é informar, sem teor opinativo, e apresenta um acontecimento rea

l, sob pena.





Retratação do Site Boca News
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: