Câmara forma comissão para investigar vereador por fala sobre Andrea Castro




A Câmara de Vereadores de Itabuna instalou, nesta quarta-feira (28), o Conselho de Ética encarregado de investigar se o vereador Danilo da Nova Itabuna (UB) incidiu em quebra de decoro parlamentar quando se referir à advogada e primeira-dama Andrea Castro como cadela, durante pronunciamento na Casa (relembre). A fala gerou reações diversas, inclusive do prefeito Augusto Castro (PSD), que cobrou providências do Legislativo. Andrea também reagiu, anunciando medidas judiciais.

Os vereadores titulares do Conselho são Wilmaci de Oliveira (PCdoB), Francisco Edes Batista (Republicanos), Gilson Souza de Jesus (PL), Adão Lima de Andrade (PSB) e José Boaventura dos Santos (Avante). Ficaram na suplência Alex Alves Melo (Agir), Cosme Olivera Rosa (PMV), Ronaldo GEraldo dos Santos (PL), Solon Pinheiro (Solidariedade) e José Devaldo (PP). A definição dos nomes foi consensual, segundo o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), que levou a lista ao plenário para referendo dos pares.

Trabalho da Comissão já começa hoje. O grupo de trabalho tem poder de polícia para tocar as investigações e produzirá relatório sobre a conduta do vereador. Ao final, o texto será submetido ao plenário da Câmara. Na esfera política, o julgamento de quebra de decoro pode resultar na cassação de mandato.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: