A procura pelo imunizante contra a gripe e reforço bivalente contra a Covid-19 continua abaixo da expectativa em Ilhéus. Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), até o momento, apenas 15.615 ilheenses, menos de 30% público-alvo, receberam a vacina contra gripe. As doses estão disponíveis para todas as pessoas acima de 6 meses.
Fato semelhante ocorre com a vacinação contra a Covid-19. Somente 14.249 doses da vacina bivalente foram aplicadas. O número aponta que menos de 10% do público-alvo, composto por pessoas acima de 18 anos, compareceu às salas de imunização para tomar o reforço. O intervalo entre a aplicação da última vacina contra a doença e o reforço com a bivalente deve ser de, no mínimo, quatro meses.
A Sesau explica que as vacinas bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a cepa original do vírus e contra as variantes que surgiram depois. A Prefeitura desenvolve ações pontuais a fim de garantir a aplicação do imunizante e ampliar a cobertura vacinal no município, incluindo serviços itinerantes para mobilizar o maior número de pessoas.
A vacinação está disponível nas unidades de saúde previamente informadas, conforme o horário de funcionamento das salas de imunização. “O nosso principal objetivo é imunizar os grupos mais vulneráveis, que estão mais suscetíveis a desenvolver quadros graves da doença se não estiverem com o esquema vacinal completo”, alertou André Cezário, titular da Sesau.
Balanço mensal - No período compreendido entre 1º e 31 de maio foram ministradas 7.443 unidades da vacina, das quais 40 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 67 ao segundo ciclo (D2), além de 87 doses referentes à terceira dose, aplicação de 13 vacinas relativas à 4ª dose, 1 dose referente à 5ª dose, 470 doses pediátricas, para crianças de 6 meses a 11 anos, e 6.765 doses da vacina bivalente.