O prefeito Mário Alexandre assinou na quarta-feira (21) acordo coletivo com o Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDAS-Bahia), dando continuidade ao processo de valorização dos servidores públicos de Ilhéus. Conforme estabelecido com os demais servidores, o reajuste garante revisão de 5,77%, retroativo de fevereiro a maio, a ser pago no mês de outubro, bem como aumento do ticket alimentação, que passa de R$ 550 para R$ 600.
De acordo com a categoria, o termo representa mais uma conquista e ratifica o compromisso assumido pela atual gestão. “A nossa instituição evoluiu muito nos últimos anos, por meio de iniciativas importantes e benefícios para o nosso efetivo”, disse Pedro de Oliveira, presidente do SINDGUARDAS.
Para o prefeito, “isso demonstra o quanto lutamos pelos servidores, sempre dialogando com os sindicatos e garantindo melhores condições para todos”, declarou Mário Alexandre, destacando a atuação relevante da Guarda Civil Municipal (GCM) na defesa da segurança pública em Ilhéus.
O titular da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Marcelo Barreto, abordou a importância da modernização da guarda, incluindo cursos e capacitações, a fim de aprimorar os serviços. Na oportunidade, Barreto apresentou um documento que será apresentado ao secretário Nacional de Segurança Pública, com vistas à padronização da GCM.
A montagem de um canil para apoio às ações é uma das propostas incluídas no plano elaborado pela instituição, que pretende implantar também um pelotão ambiental e promover cursos para manuseio de armas não letais. Nos últimos sete anos, a Guarda acumulou diversos benefícios, como a implantação do videomonitoramento na região central e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
A GCM atua diuturnamente para zelar o patrimônio público, no patrulhamento de ruas, avenidas e espaços públicos e no auxílio às demais forças de segurança em busca de combater a criminalidade e violência na cidade.