Iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência nas Escolas (PROERD) formou 41 instrutores, que irão atuar nos estabelecimentos de ensino da rede pública e particular do município de Ilhéus. Ao lado de autoridades militares, o prefeito Mário Alexandre prestigiou a cerimônia nesta sexta-feira (2), no Comando de Policiamento da Região Sul (CPRS).
Na oportunidade, o gestor destacou a parceria com o Governo do Estado, ressaltando o papel fundamental que a PM desempenha na vida dos cidadãos. Pela primeira vez Ilhéus sedia a cerimônia de formatura do programa, cujo novos instrutores também darão suporte ao Estado de Goiás.
“O PROERD tem um papel imprescindível na educação e formação dos nossos jovens e das nossas crianças. Os novos instrutores, que também são policiais, chegam para fortalecer as ações do programa. Parabéns aos envolvidos nesta belíssima iniciativa, responsável por garantir a segurança e o bem-estar da comunidade escolar e de toda a sociedade ilheense e baiana”.
O Curso de Formação de Instrutores (CFI PROERD 2023) teve carga horária de 80 horas/aulas. O programa aborda metodologia com foco na prevenção ao uso de drogas e a todas as formas de violência. Com a certificação, os profissionais podem ministrar aulas e palestras nas instituições de ensino.
O trabalho desenvolve metodologia lúdica, a fim de transmitir mensagens de valorização à vida e a importância do combate às drogas e todos os tipos de violência. Os estudantes aprendem questões ligadas à autoestima, responsabilidade, ao bem-estar social e à cidadania.
Conforme a coordenação local, o PROERD é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo, estabelecendo uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.