Secretaria de Saúde alerta para baixa procura da vacina contra Influenza em Ilhéus Apenas 12.313 mil pessoas, cerca de 18% do total, foram vacinadas




A campanha de vacinação contra a Influenza começou no dia 10 de abril com o objetivo de imunizar 71.696 mil pessoas em Ilhéus, no entanto, apenas 12.313 mil – cerca de 18% do total – foram vacinadas, de acordo com os dados informados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) até a última terça-feira (30). Os percentuais maiores de cobertura vacinal na cidade são dos grupos de trabalhadores da Saúde (29,73%) e idosos (18,23%).

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) alerta para a baixa procura do imunizante e reforça a importância da dose que é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Apenas pessoas que apresentarem febre, sintomas gripais ou contaminadas pela Covid-19 não podem receber o imunizante.

A baixa procura também preocupa no que se refere à vacinação infantil. Segundo a Sesau, crianças de seis meses a 11 anos, representam apenas 11,76% do público-alvo que foi vacinado contra a Influenza. Ressalta-se que todas as pessoas acima de 6 meses podem ser vacinadas.

“É importante que a população procure a unidade de saúde mais próxima para receber a dose contra a gripe. Vacinas são seguras e eficazes e representam a melhor forma de prevenção. A imunização pode impedir complicações e até mesmo mortes”, ressalta o titular da Sesau, André Cezário.

Todas as unidades de saúde estão com estoque abastecido. O serviço está disponível conforme o horário de funcionamento das salas de imunização.

Covid-19 - A vacina bivalente da Pfizer também está com baixa adesão do público-alvo em Ilhéus. As doses estão disponíveis para as pessoas com idade acima de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário, respeitando o intervalo mínimo de quatros meses da última dose recebida.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: