A terceira morte causada por dengue grave foi confirmada pela prefeitura de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, nesta sexta-feira (23).
A paciente era uma mulher de 20 anos, que teve o caso confirmado após a análise das amostras que a Vigilância Epidemiológica encaminhou ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). A prefeitura não detalhou quando a jovem morreu.
Também em junho, um homem de 36 anos faleceu devido a complicações causadas pela doença.
Segundo a prefeitura, os agentes de endemias intensificaram a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti na localidade em que essas pessoas residiam.
Exames
Só neste ano, a Vigilância Epidemiológica confirmou 587 casos de dengue em Feira de Santana. Entre eles, sete foram classificados como graves e 97 com sinais de alarme.
A recomendação da Vigilância Epidemiológica é procurar a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame assim que os primeiros sintomas aparecerem.
Em casos graves, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais.
O exame para diagnóstico de arboviroses também está disponível no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 911, bairro São João. Para ter acesso, o paciente deve apresentar guia de solicitação, documento de identidade e cartão SUS