Polícia Civil da Bahia passa por reestruturação




Da Redação

Foram publicadas em edições do Diário Oficial do Estado desta semana a nomeação de novos diretores e coordenadores da Polícia Civil da Bahia As alterações foram publicadas na quarta (12) e quinta-feira (13).

Para o combate ao tráfico de entorpecentes foi instituído o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), liderado pelo delegado José Alves Bezerra Júnior.

Já o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) tem como diretora a delegada Patrícia Barreto Oliveira.

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) foi substituído pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), que tem a frente o delegado Thomas Victor Rodrigues Galdino.

O que era antigamente o Draco, agora é o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, que tem à frente a delegada Márcia Pereira dos Santos.

A COE também recebeu mudanças. A Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) tem à frente o delegado Marcos Cezar.

Já a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), continua com a mesma nomenclatura e a diretora continuará sendo a delegada Francineide Moura de Oliveira.

A rede operacional também passa a contar com a Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), liderada pelo delegado Artur Fernando Guimarães.

Em relação às questões fundiárias, foi instituída a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), liderada pela delegada Giovanna de Andrade Bomfim.

Entre os órgãos de suporte operacional e administrativo está o Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (ISPE), liderado pelo delegado Omar Andrade Leal.

O Departamento de Gestão Tecnológica, Telecomunicações e Inovação (DTIT), será liderado por Leandro Sady Rodrigues.

Departamento de Gestão de Pessoas, Saúde e Valorização Profissional da Polícia Civil (DPSV), liderado pela delegada Bárbara Santos Lima, e a diretoria de Saúde do DPSV, pelo psicólogo Gessé de Souza Silva.

O Departamento de Planejamento, Administração e Finanças (Depaf), segue com o mesmo diretor, delegado Cristiano Marcos Pitangueira Mangueira. Aliado ao Depaf foi instituído o Departamento de Infraestrutura e Logística (Dilog), que tem à frente Laura Maria Moura.

Ainda na administração foi instituída a Coordenação de Controle Interno (CCI), liderada por Andreza Caroline do Amaral.

A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito pontuou que a nova fase da Polícia Civil é importante para mudar a reestruturação, que teve grande mudança ainda na década de 70.

“A reestruturação da Polícia Civil tem grande abrangência e vai além de novas unidades, delegacias e outros equipamentos. São novos conceitos e estratégias que estão presentes em cada passo de uma das maiores transformações da história desta instituição bicentenária”, afirmou.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: