A União dos Municípios da Bahia (UPB) e os gestores em geral, manifestam preocupação com a queda no valor do primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do mês de julho.
Essa transferência constitucional, resultante da arrecadação do IPI e Imposto de Renda, será creditada nesta segunda-feira (10) com queda de 34%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os prefeitos e prefeitas da Bahia expressam total preocupação com a gestão financeira dos municípios, pois essa diferença representa mais de um terço (1/3) do valor praticado ano passado, em 2022.
Diante de uma queda drástica de receita, que prejudica o planejamento orçamentário das prefeituras e dificulta honrar compromissos já firmados.É com essa preocupação que todos os Gestores do estado precisam se manifestar nesse momento, as populações municipais em cada localidade, não merecem essa ingrata surpresa.
As associações representativas de Municípios da nossa região, da Bahia e de todo Brasil precisam se mobilizar urgentemente, esse é um dos momentos mais críticos em relação ao orçamento financeiro das cidades, pois o sistema E-Social já está pressionando muito os orçamentos locais.