A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) esclarece que o trabalho executado no Viaduto Catalão segue dentro do contrato estabelecido com a empresa responsável pela manutenção corretiva e preventiva do local. Ao contrário da narrativa abordada em vídeo que circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp, a obra consiste na recuperação estrutural, drenagem, passeio, iluminação e pintura.
Sobre o argumento inverídico apresentado, a Seinfra ressalta que a intervenção é realizada com recursos próprios e encontra-se em andamento. O trabalho não foi finalizado e os ajustes ainda estão sendo feitos. Ressalta-se que não houve “apenas pintura”.
Antes, contudo, foi realizada a demolição e a limpeza de toda estrutura de concreto armado fissurada e rachada, tratamento das armaduras expostas com estuque, lixamento e recomposição da estrutura em concreto de alto desempenho.
Para isso foram utilizados plataforma elevatória e andaimes, pois serviços de reparo estrutural em altura demandam tais estruturas, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR nº 35). Todo o escopo da obra dentro do valor contratado foi executado, obedecendo o decreto federal nº 7.983/2013. Todo o guarda-corpo do viaduto foi recuperado, trocando as seções fissuradas de concreto por barras chatas de aço tratado contra corrosão (isso ajuda a reduzir o peso sobre o viaduto).
O passeio acima do viaduto, repleto de buracos, foi demolido e refeito em sua totalidade. Logo, a segurança da população quanto à estrutura para passagem de pedestres e veículos está garantida, pois a estrutura do viaduto está recuperada e todos os mecanismos de proteção previstos no contrato foram executados.
A Seinfra explica que durante a execução da obra, o Município sofreu com as fortes chuvas, que motivaram os decretos de situação de emergência em dezembro de 2022 e em abril de 2023, com volumes de chuva nunca vistos, provocando rompimento do sistema de drenagem na cabeceira e deslizamento da encosta.
Sabe-se que existem duas encostas que sofreram deslizamento nas cabeceiras do viaduto, todavia, os recursos para a execução de contenções de encosta advém do governo federal, através de análise de cadastro feito pelo Município em momentos de emergência.
O sistema de drenagem pluvial estava danificado e sem funcionamento. No contrato foram recuperadas quatro bocas de lobo na parte superior do viaduto e construída uma escadaria drenante, desviando a água da encosta e conduzindo para a parte debaixo da Avenida Itabuna.
A tubulação exposta que passa por cima do viaduto trata de coleta de esgoto, de responsabilidade da Embasa. A referida tubulação foi instalada em 1974, sendo a única forma possível de atravessar o viaduto, não podendo passar por baixo do viaduto por conta da gravidade (o fluido não consegue subir), nem por dentro da estrutura. Contudo, a tubulação passa entre o passeio e o asfalto (sarjeta). Estando sinalizada não oferece riscos à população.
Todo o escopo do contrato foi devidamente executado. As limpezas no entorno estão sendo realizadas desde a última quinta-feira (29), estando ainda em execução. Os acabamentos definitivos de pontos específicos da obra fazem parte da assistência técnica da empresa, a qual também já vem sendo realizada.
Neste plano constou:
- Remoção do concreto deteriorado até a exposição do concreto são e íntegro;
- Recuperação da armadura, sendo feita a limpeza completa da armadura corroída e retiradas as impurezas das armaduras;
- Substituição das barras velhas que tiveram cerca de 10% de sua seção corroída, com um seguimento de barra novo de mesmo diâmetro da barra original e realizando a ancoragem apropriada no concreto;
- Passivação da armadura (foi criada uma película protetora anticorrosiva ao redor da armadura visando protegê-la de agressões ambientais futuras);
- Aplicação de ponte de aderência, (foi aplicada uma substância que permite a aderência da armadura com o concreto);
- Aplicação de novo concreto
A secretaria também tomou conhecimento da necessidade de aliviar o fluxo do sistema de drenagem que passa sobre o viaduto. Diante disso incluiu a realização de uma escada drenante com essa finalidade.
A Seinfra se atentou também à recuperação estética do viaduto, por meio da remoção de parte do guarda-corpo, visando aliviar a carga exercida sobre a estrutura e instalando grades novas e mais leves em seu lugar; pintura total da estrutura e instalação de nova iluminação, visando a segurança dos transeuntes e a melhoria da visibilidade no local.
As falas destacadas no vídeo, portanto, não passam de sensacionalismo e desinformação, com o único objetivo de amedrontar os transeuntes para obter visibilidade política. A Prefeitura de Ilhéus preza pela informação de qualidade e com responsabilidade, sem a zona sombria da manipulação de determinados conteúdos com claro intuito de induzir e embrenhar os leitores e os cidadãos à erro.