Agricultores familiares de Ilhéus visitaram a sede da Secretaria de Agricultura e Pesca na última quarta-feira (23), a fim de dialogar sobre ações voltadas ao fomento da atividade rural. Na ocasião, os agricultores de várias regiões do município se reuniram com o secretário Moisés Bohana Neto, levaram suas demandas e ouviram sobre o trabalho planejado para atendê-los.
“Foi uma roda de conversa muito proveitosa, com o alinhamento das diretrizes. Eles passaram suas demandas e a secretaria os direcionou para os programas que temos e os que serão implementados”, explicou o secretário.
Estes agricultores eram atendidos pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), do Governo Federal, criado em 2003. A iniciativa visa promover acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
O programa teve o nome alterado para “Alimenta Brasil”, no último governo, com corte nos repasses. Porém, por meio da Lei 2.920/2023, aprovada pelo Senado Federal em julho deste ano, o programa foi retomado aos moldes originais.
Com isso, o PAA será relançado em Ilhéus no início de setembro, contemplando esta e muitas outras famílias da agricultura familiar, com ações que valorizam e incentivam a agricultura familiar.
Bohana concluiu exaltando o encontro. Para ele, “essas iniciativas valorizam cada vez mais os agricultores familiares, garantindo mais segurança e qualidade do trabalho das famílias".