Da Redação
A Ford anunciou nesta sexta-feira (11), que fechou acordo de reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o governo da Bahia. Com isso, a unidade da fábrica da montadora americana, que há meses está em negociação com a chinesa BYD pela compra das instalações, será negociada diretamente com o governo do estado.
Segundo anúncio, o acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana.
“Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado”, informou a Ford em nota. O valor, porém, não foi revelado.
Recentemente, o governo do Estado anunciou investimentos de R$ 3 bilhões em três fábricas no Estado, uma de automóveis, uma de chassi de caminhões e outro de ônibus, e futuramente uma unidade para processamento de lítio.
Em 2021, a fábrica de Camaçari encerrou suas atividades em meio à crise vivida no setor automotivo. Segundo informações do Metrópoles, além da negociação da planta, temas como cortes de ICMS para carros elétricos e outros incentivos fiscais também serão tratados com a montadora chinesa.