A criação da pasta torna o município mais igualitário, justo e seguro para as mulheres Em pleno Agosto Lilás, mês de conscientização no combate à violência contra as mulheres e no dia em que se comemora 17 anos da sanção da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Ilhéus se torna pioneira na região sul da Bahia e cria a Secretaria de Política das Mulheres, uma das primeiras pastas voltadas para as mulheres no estado. E para liderá-la, foi nomeada Carla de Sá Serafim.
A nova secretária já atuava na prefeitura como superintendente de Relações Institucionais e Comunitárias, desde 2019 e agora passa a cuidar de todas as ações de valorização da mulher. Como secretária municipal, Carla passa a trabalhar diretamente na promoção da igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, bem como combater todas as formas de preconceito e discriminação herdadas de uma sociedade patriarcal e excludente. A secretária está muito animada com o trabalho e destaca a importância da pasta. “Agradeço ao prefeito Mário Alexandre pela sensibilidade e por entender a relevância social deste projeto, construído a várias mãos e que contou desde o começo com a valorosa contribuição da deputada estadual Soane Galvão.
Seguiremos atuantes, em prol de uma Ilhéus mais justa e igualitária”. Perfil da secretária Carla Serafim é natural de Itapetinga, no Sudoeste baiano, graduada em Marketing e Publicidade, pós-graduada em Gestão Pública e Administração, com cursos na área financeira e administrativa. Em 1995, tornou-se Gerente Administrativa da DIREC/14 (Diretoria Regional de Educação e Cultura). Em 1999, participou da Municipalização da Saúde de Itapetinga, sendo capacitada pela Universidade Federal de Feira de Santana e passando a atuar na Secretaria de Saúde de lá, como gestora financeira. Em 2005, assumiu a Educação de Itapetinga e posteriormente, tornou-se chefe de gabinete do prefeito Michel Hagge. Nesta época, participou da execução do Plano Diretor no município. Em 2008, assumiu o cargo de assessora parlamentar, na Assembleia Legislativa da Bahia, ao lado da então deputada estadual Virgínia Hagge. Depois, seguindo seu marido, Euler Oliveira Paiva, que trabalha no Banco do Brasil, passou a residir em diversas localidades. Neste período, Carla se submete ao Cadastro Curricular e Avaliação do Bradesco Vida e Previdência. Atua na instituição por 10 anos, até chegar a Ilhéus, em 2019. Foi neste período que Carla, a convite do prefeito Mário Alexandre e da primeira-dama e deputada estadual, Soane Galvão, assumiu a Superintendência de Relações Institucionais e Comunitárias, cargo que ocupava até ser nomeada como titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres.