Prefeito Augusto Castro entrega reforma da Praça Santo Antônio




O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), entrega à comunidade logo mais às 17h, mais um equipamento público que passou por requalificação. A Praça Santo Antônio, em frente ao templo do santo católico, no centro da cidade.

A obra, executada pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), consta do programa de requalificação de espaços públicos com o Projeto Praça Viva, que vem sendo executado desde 2021 pela Prefeitura de Itabuna. Até o momento, já foram entregues requalificadas outras seis praças: José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), Poeta José Bastos (centro), Alice Monteiro (Santo Antônio), Jardim das Oliveiras (Vila Anália), Evanice Pereira Cruz (Sarinha), Rotatória Tancredo Neves e Praça Heitor Farias, no Mangabinha.

O serviço incluiu mudança do piso com a colocação de piso tátil, troca do meio-fio, lavagem do granito bruto, limpeza do busto do comendador Firmino Alves, substituição de algumas letras em bronze que faltaram na identificação do fundador da cidade de Itabuna pelo artista plástico Renart. A grama antiga também foi substituída por plantas ornamentais em um paisagismo moderno.


A titular da SIURB, Sonia Fontes, afirmou que por ser um espaço histórico, a Praça Santo Antônio não sofreu mudanças em sua estrutura durante o serviço. “Quando se valoriza um espaço como aquele, se resgata um pouco da cultura, da tradição e da própria história do município”, reforçou.
Ela lembra que a Praça Santo Antônio foi uma das primeiras construídas em Itabuna, antes mesmo da abertura da Avenida do Cinquentenário. A sua inauguração ocorreu em 1944. Ao concluir, a titular da SIURB diz que são importantes espaços para a socialização e o lazer dos moradores as praças sejam na área central ou periférica de uma cidade.

“É também um equipamento onde o poder público pode usar para a sensibilização das pessoas e ainda serve como um ponto de referência como a própria Praça do Santo Antônio que conta um pouco da história do município, inclusive com uma antiga planta geográfica da cidade incrustada no granito”, finalizou.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: