A professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (adquirida pelo Grupo da Faculdade de Ilhéus), Gracielle Santos, assumiu recentemente funções importantes em órgãos de controle que debatem as políticas públicas na área da saúde. No dia 09 de agosto, tomou posse na função de diretora-secretária do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado da Bahia (Crefito-7), e desde 19 de maio, ocupa uma cadeira no Conselho Estadual de Saúde, por indicação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), existente há mais de 40 anos e cuja missão é possibilitar que a Hanseníase seja compreendida na sociedade como uma doença com tratamento e cura, livre de estigmas e preconceitos.
Para Gracielle, o compromisso de atuar nos dois conselhos “é uma maneira de fomentar algumas políticas públicas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS), além de exercer o controle social de modo mais efetivo, agora, participando do Colegiado do CREFITO-7, para o quadriênio 2023 a 2027, como diretora-secretária dessa autarquia, aqui na Bahia. É também uma oportunidade para promover um intercâmbio entre o Conselho Estadual de Saúde e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.”
A fisioterapeuta participa e realiza estudos no âmbito da Saúde Pública. Ela explica que vai pautar agendas importantes no Conselho Estadual de Saúde, que contemplem também os núcleos de competências dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Estado, com vistas ao fortalecimento das duas categorias profissionais. “E para a Faculdade de Ilhéus, ter uma representante docente articulando essas políticas públicas, fortalecerá também o papel social da instituição de ensino superior junto à comunidade. Me sinto feliz com essa interlocução entre a docência, que me possibilita formar recursos humanos, a assistência e a política, declarou.
Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Gracielle Santos possui Especialização em Fisioterapia Neurofuncional pelo Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo, 2009) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, 2008). É diretora da Rede Estadual de Enfrentamento à Hanseníase do Estado da Bahia (REDE HANS BA, 2021).
A professora Gracielle também colabora com o Projeto "Espelho Meu", integração serviço-ensino-comunidade voltado para educação permanente, idealizado pelo Programa de Tuberculose e Hanseníase do munícipio de Ilhéus, em parceria com a Rede Hans BA e o Núcleo Morhan Ilhéus. Participa do Grupo de Extensão e Pesquisa em Atividade Física, Comportamento Sedentário e Saúde (GEPAFCSS, 2020/UESC) e do Grupo de Pesquisa Epidemiologia e Investigação em Sistemas e Serviços de Saúde, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/2022).