A iniciativa já beneficiou um total de cem pacientes, que esperavam por procedimentos especiais
Uma parceria de Responsabilidade Social firmada entre o colegiado do curso de Odontologia da Faculdade de Excelência Unex em Itabuna e a Prefeitura Municipal está devolvendo a autoestima da população através do mutirão de cirurgia oral. Com a cooperação, os atendimentos gratuitos serão oferecidos nos últimos sábados deste mês, dias 23 e 30 de setembro, no Centro de Especialidades Odontológicas - Odontocentro, das 7h às 13h.
A ação tem como público-alvo os pacientes da demanda reprimida, que são encaminhados dos seus respectivos postos de saúde para cirurgia. No último (16), a comunidade também recebeu vários procedimentos, fruto das responsabilidades partilhadas entre a Unex e o órgão do poder executivo municipal.
O primeiro dia contou com um total de cem pacientes, que esperavam por procedimentos especiais como raios-x e cirurgias realizados por uma equipe de 21 profissionais, entre odontólogos e auxiliares, além de dez estudantes do curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Excelência.
De acordo com o diretor geral da Unex em Itabuna, prof. dr. Kaminsky Cholodovskis, o campus 2 da faculdade, localizado na Avenida Inácio Tosta Filho, tem sido uma base de apoio da ação, por conta da proximidade com a clínica. A Unex é apoiadora do evento através de professores, coordenadores e alunos do sétimo semestre do curso de Odontologia que estão envolvidos na ação, e também tem contribuído com entrega de insumos para o mutirão.
O coordenador do curso de Odontologia da Unex, prof. dr. Diêgo Fabris Ferreira, avaliou a participação deles no mutirão. “Essas ações são de total importância para os alunos, pois estão tendo o primeiro contato com o atendimento da vida real. Eles ficaram encantados com a vivência profissional. O momento reforça ainda o compromisso com a sociedade e com a formação de profissionais éticos e humanos”, disse.
Diêgo explicou que, nesta parceria com a Saúde do município, os alunos atuam na anamnese do paciente, realização de Raio-x e acompanham o procedimento cirúrgico. “Queremos continuar participando de ações como esta, junto à prefeitura e outros órgãos, que ajudam muito à população e deixam nossos alunos mais motivados a aprender, entender, e mais tarde praticar procedimentos que os profissionais mais gabaritados conseguem realizar”, justificou.
Os agendamentos têm sido feitos através da equipe do Odontocentro, que entra em contato com os pacientes já cadastrados para o procedimento pelos postos de saúde que os atendem. “O mutirão num dia de sábado, além de facilitar a vida do cidadão, permite atendimento personalizado e com hora marcada, com uma grande equipe de profissionais que não deixa o paciente esperar e com o conforto de um ambiente amplo”, explicou a secretária municipal de Saúde Lívia Mendes.