O conhecimento sobre o papel da Secretaria Municipal de Saúde é fundamental para que estudantes de Medicina possam compreender o contexto em que trabalharão como médicos, promover a saúde de suas comunidades e tornar profissionais de saúde eficientes. Com esse propósito, alunos do primeiro semestre do curso participaram de roda de conversa com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, na última quarta-feira (27), no campus de Medicina da Unex- Faculdade de Excelência de Itabuna.
A atividade prática teve como tema: “O funcionamento e papel da Secretaria Municipal de Saúde”, e foi coordenada pelo professor da disciplina Saúde Coletiva, Júlio Cezar Diaz. Na ocasião, os especialistas explicaram aos estudantes sobre o funcionamento e o papel da Secretaria Municipal de Saúde dentro do Sistema Único de Saúde - SUS. Foram abordados, entre outros temas, os princípios e a organização normativa e jurídica do Sistema.
Durante a atividade, que também havia sido realizada no semestre 2023.1, os futuros médicos tiveram a oportunidade de estar na presença dos gestores da saúde municipal esclarecendo dúvidas, curiosidades, e aprendendo de modo geral sobre o dia a dia da saúde do município e suas particularidades através de um debate bastante esclarecedor.
Em depoimento após a roda de conversa, o calouro Francisco Ramiro se disse surpreso com a dimensão do funcionamento do sistema SUS em Itabuna. “Percebemos o quanto o SUS oportuniza a todos, principalmente àqueles pacientes que utilizam as Unidades Básicas de Saúde como porta de entrada”, compartilhou.
A iniciativa faz parte dos esforços da Faculdade de Excelência em ofertar sempre aos seus alunos conteúdos teóricos e práticos que versam sobre o controle social e a participação popular em saúde - princípios do SUS. Estiveram presentes no seminário, Lívia Mendes, secretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, sub-secretária de Saúde, Roberta Fulgêncio, da diretora de Média e Alta Complexidade do município, Jaimeire Pessoa, diretora da Atenção Primária do município e Paulo Eduardo Santana, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde.
“Esses momentos de aproximação com os estudantes, para nós, são extremamente importantes, pois temos oportunidade de fazer este trabalho de mobilização. O desafio é continuar cuidando do nosso patrimônio, do SUS, e que principalmente, cada vez mais, nosso sistema tenha a capacidade de atender a essa população tão diversa”, avaliou o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde Paulo Eduardo Santana.
A secretária de Saúde do município, Lívia Mendes, agradeceu o convite da Faculdade de Excelência, e explicou que, junto à sua equipe, teve a oportunidade de mais uma vez mostrar aos alunos como funciona a rede de atenção, falando a diversos níveis. “Estivemos aqui hoje com todo prazer para trocar experiências e passar um pouco da nossa rotina, nossa realidade para os alunos”, declarou.