Ao lado de outros integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou de evento em Brasília, nesta segunda-feira (25), no qual se estabeleceu uma parceria entre a entidade e o Banco Mundial.
O memorando de entendimento firmado entre as partes prevê ações para o desenvolvimento de projetos voltados à energia limpa, água e saneamento, meio ambiente e conectividade.
A iniciativa visa indicar o desejo de colaboração por meio do desenvolvimento de mecanismos financeiros para viabilizar projetos relacionados à expansão de energia renovável e outras iniciativas.
As ações incluem o desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio de baixo teor de carbono e a expansão da geração de energia eólica offshore, com vistas a um futuro mais limpo e sustentável.
Além disso, a parceria prevê um engajamento entre as comunidades locais na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, garantindo que seus interesses e necessidades sejam ouvidos e atendidos. A colaboração também se estenderá à preservação do bioma Caatinga, que desempenha um papel fundamental na biodiversidade e na estabilidade regional.
“Tratamos de pautas como energia solar, energia eólica, extração de minérios no estado da Bahia, uma pauta que logo teremos resultados concretos na geração de emprego e renda. Em pauta ainda, a preservação do meio ambiente, discutindo a nossa participação na COP, que acontecerá nos Emirados Árabes”, explicou Jerônimo.
“Esse memorando é apenas o primeiro passo de um relacionamento que impulsionará o futuro do Nordeste brasileiro”, avaliou Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil.