Idoso de 96 anos sofre por não conseguir trocar sonda de urina - Família fala do descaso na saúde pública de Eunápolis




Eunápolis - Nesta sexta-feira (29/09), a reportagem do VIA41 esteve no Conjunto Habitacional Arnaldão, onde acompanhou de perto o sofrimento de uma família que está com um idoso de 96 anos que faz uso de sonda vesical e não consegue trocar.





A sonda vesical é utilizada quando a pessoa não é capaz de urinar espontaneamente ou de controlar a saída da urina. O idoso já tem vários meses que não consegue trocar a sonda, sendo que o médico orientou trocar a cada 15 dias. A família alega falta de responsabilidade da saúde pública de Eunápolis.

A falta de compromisso da gestão municipal, causa sofrimento aos eunapolitanos diariamente. São constantes as reclamações dos postos de saúde como também do Hospital Regional e secretaria de saúde. A prefeita Cordélia vira as costa para os problemas e deixa a população a deriva.



A senhora Maria Célia de 55 anos filha do idoso Gregório de Jesus de 96 anos falou ao VIA41, que eles moram no Assentamento 2 de Julho, zona rural do município que antes uma equipe trocava a sonda do seu pai em casa, mas agora não vai mais, “eles alegam que não tem mais veículo para ir ao local”. Disse a mulher revoltada.

Devido a falta de veículo da prefeitura para ir a zona rural, a família chegou a trazer o idoso para o bairro Arnaldão, mas mesmo assim a equipe do Posto de Saúde não trocou a sonda.

Maria Célia se encontra acamada por conta de um acidente que sofreu há poucos dias onde fraturou as duas pernas. A mulher está impossibilitada de buscar por seus direitos e resolveu acionar a imprensa para chamar a atenção das autoridades.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: