Bamin: Com cerca de 70% de mão de obra local, construção da FIOL e do Porto Sul avançam em Ilhéus




Ilhéus continua em pleno desenvolvimento. Nos últimos anos, inúmeras iniciativas fizeram com que grandes empresas voltassem à cidade. A construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) tornarão o município um dos principais portos de exportação de minérios e grãos do Brasil.

Conforme vídeo divulgado pela BAMIN, a construção do trecho FIOL I, que liga Ilhéus a Caetité, no sudoeste baiano, atualmente conta com 620 profissionais envolvidos, sendo 69% de mão de obra local, priorizando a sustentabilidade e a segurança das comunidades que estão à sua volta, e mais de 100 equipamentos trabalhando diariamente.

Nesta etapa, os serviços consistem na construção de bueiros de drenagem, retirada de interferências elétricas e terraplanagem.

“Ilhéus vive o seu melhor momento e as obras tanto do Porto Sul quanto da FIOL seguem a todo vapor, gerando renda e emprego para nosso povo e garantindo o desenvolvimento social e econômico de todo o Sul da Bahia”, disse o prefeito Mário Alexandre.

A FIOL terá no total a extensão de aproximadamente 1.527 km, ligando Ilhéus à região Centro-Oeste, mais precisamente, ao município de Figueirópolis (no Tocantins), local onde também haverá a conexão entre a Ferrovia Oeste-Leste e a Norte-Sul, tornando mais um importante meio de escoamento da produção de minérios e grãos em todo o país.

O Porto Sul prevê uma movimentação de 60 milhões de toneladas de cargas em 10 anos, de acordo com o projeto, chegando a cerca de 120 milhões em 25 anos. Caso as previsões se confirmem, o Porto Sul poderá assumir o posto de terceiro maior porto do Brasil e o maior empreendimento portuário do Nordeste.

Mas o destaque mesmo é para a sua relevância logística, tornando um dos pontos de escoamento de produção mais importantes do país, atendendo diretamente os estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
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