O Hospital de Base destaca o Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral




O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), é considerado como uma das unidades hospitalares mais importantes da região Sul da Bahia. Agora é destaque em residência médica em cirurgia geral.

Com 25 anos de atuação, a unidade hospitalar possui gestão pública municipal e é “portas abertas” para urgência e emergência. Diariamente recebe pacientes de Itabuna e de mais de 168 municípios, dos quais 22 são pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da expertise de especialistas nas áreas de ortopedia, neurologia, vascular, bucomaxilo e cirurgia geral, os médicos que fazem residência de cirurgia geral desempenham um papel importante no atendimento aos pacientes do Hospital de Base. Por mês, o hospital realiza em média 300 cirurgias. Só no último semestre foram contabilizados quase 1.800 procedimentos cirúrgicos.

O cirurgião vascular e supervisor médico da unidade, Fernando Alves Júnior, elogiou o trabalho realizado pelos médicos cirurgiões e destacou a importância do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral dentro desse contexto. “Dispomos de uma equipe de cirurgiões de excelência, além dos residentes que muito contribuem para a alta demanda de cirurgias realizadas aqui”, pontuou.

O coordenador da Residência de Cirurgia Geral, Danilo Caires Costa, destaca que o Programa de Residência Médica existe há 22 anos, com a oportunidade de formar cirurgiões de qualidade para atuação no mercado de trabalho. “O HBLEM tem se consagrado como hospital escola de referência no Sul da Bahia”, diz

Segundo ele, a equipe de cirurgiões nas diversas especialidades e o suporte oferecido pelo Hospital de Base têm permitido avançar cada vez mais na qualidade da assistência aos pacientes, trazendo procedimentos antes só realizados em grandes centros.

“Realizamos desde procedimentos simples aos mais complexos, a exemplo da duodenopancreatectomia, que está entre os procedimentos da cirurgia do aparelho digestivo”, destacou o cirurgião.

No Programa de Residência Médica do Hospital de Base dispõe da Residência em Cirurgia Geral e Residência em Clínica Médica ao longo desse tempo formou muitos médicos renomados, a exemplo da médica Lívia Mendes Aguiar, atual secretária municipal de saúde de Itabuna, que fez a residência de Cirurgia Geral na unidade hospitalar.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: