A pequena comerciante Áurea de Jesus Costa ficou satisfeita com o início da recuperação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) do pavimento da Avenida José Alves Franco pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB). As obras estão sendo executadas pela construtora Mazza, depois da operação tapa-buracos e do nivelamento da via.
Agora, estão em recuperação cerca de 900 metros, desde o cruzamento da avenida com a Rua Independência, no Monte Líbano, até o semi anel rodoviário. “A gente que mora aqui sofria com poeira e buracos na estiagem e lama no período chuvoso. Tem gente que tinha perdido a esperança de que essa via fosse asfaltada. Estou muito alegre e agradecida ao prefeito Augusto Castro”, expressou dona Hortelina, mais conhecida como Horté, que fez coro aos comentários da comerciante.
Em entrevistas às emissoras de rádio nesta semana, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, disse que a determinação do prefeito Augusto Castro é que as obras de pavimentação dos principais corredores de ônibus da cidade avancem. “Este é o caso da Avenida José Alves Franco que liga a Avenida Ilhéus aos condomínios Pedro Fontes I e II e Itabuna Park que há anos necessita de atenção do poder público”, comentou.
A titular da SIURB explicou ainda que em decorrência dos danos causados pelas enchentes de dezembro de 2021 e das recorrentes chuvas dos últimos dois anos, a cidade necessitava da recuperação de avenidas, ruas e travessas no centro e em alguns bairros.
“As avarias nas vias urbanas foram sérias. Por isso, estamos executando em parceria com o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia (CONDER), o maior programa de recuperação viária de toda a história de Itabuna”, pontuou. “E não ficamos apenas no centro da cidade, como se especula, já que bairros como Fátima, Califórnia, São Roque, Monte Líbano, Santo Antonio, Conceição, Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e Zizo também tiveram ruas pavimentadas”, lembrou.