Veículos entregues pelo Governo do Estado fortalecem ações de vacinação na Bahia






Da Redação

Em cumprimento ao Plano de Ações Estratégicas de Imunização do Programa Vacina Bahia, nesta quarta-feira (13), o governador Jerônimo Rodrigues realizou a entrega simbólica de dez veículos, aos representantes dos nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) da Bahia. A cerimônia de entrega ocorreu no pátio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

O investimento total para a aquisição dos veículos modelo Jeep Renegade foi de pouco mais de R$ 918 mil, viabilizado por meio de um contrato de locação, com duração inicial de 30 meses. O governador ressaltou a importância desse investimento para o fortalecimento dos serviços de saúde do Estado, destacando como os veículos vão contribuir para a expansão da vacinação na Bahia.

“Estamos entregando hoje automóveis para que as nossas regionais da saúde possam monitorar, acompanhar e trabalhar. Mas também tem pessoal contratado, a própria vacina que trabalhamos para viabilizar junto ao Governo Federal para chegar aos municípios”, declarou Jerônimo, lembrando ainda da importância do trabalho da imprensa na divulgação das campanhas de vacinação.

Alcance de metas

A cobertura vacinal no estado atingiu 75% para imunização contra a Poliomielite, 75% do público alvo recebeu a vacina Pentavalente, enquanto 80% foram vacinados contra a Pneumocócica e 75%, para a Tríplice Viral. Mesmo com o esforço da Sesab em definir estratégias para o alcance das metas, os números continuam aquém da meta estabelecida pelo Estado, que é de alcançar, pelo menos, 95% do público-alvo para cada uma dessas vacinas.

Para contribuir com o alcance desse objetivo, o Núcleo Regional de Saúde Leste, que abrange a Região Metropolitana de Salvador, recebeu dois veículos para uso exclusivo no programa de vacinação. Os demais NRS – Sul, Oeste, Centro Leste, Centro Norte, Nordeste, Extremo Sul, Norte e Sudoeste – foram contemplados com um veículo cada.

Alguns municípios baianos, particularmente aqueles com menos de 100 mil habitantes, enfrentam desafios adicionais em relação à cobertura vacinal. Dez municípios destacam-se por apresentarem coberturas vacinais inferiores a 60% para os quatro imunizantes mencionados anteriormente: Madre de Deus, Entre Rios, Pilão Arcado, Santo Amaro, Arataca, Belmonte, Camamu, São Francisco do Conde, Antônio Gonçalves e Glória.

Radaman Barreto, coordenador do NRS Leste, pontua o quanto a iniciativa vai melhor o trabalho de quem vacina e o acesso a quem mais precisa da imunização. “Esses carros chegam para auxiliar os municípios e ao Núcleo Leste para chegar aos locais de mais difícil acesso, como as regiões quilombolas e ribeirinhas. A gente vem dando o apoio institucional aos municípios para melhorarem essa cobertura vacinal. Então, com certeza juntando Estado e Município, vamos conseguir atingir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, disse Radaman.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, enfatizou o empenho no emprego e qualificação de recursos humanos e equipamentos disponíveis, para que a Bahia possa avançar significativamente na campanha de vacinação, garantindo a segurança e a saúde de suas populações mais remotas e vulneráveis.

“Com essa ação extramuro, como chamamos, garantimos levar a vacina para algumas pessoas que muitas vezes não conseguem chegar aos postos de saúde. Então, vamos atender quilombolas, indígenas, comunidades ribeirinhas, para levar a vacina para essas comunidades, além da busca ativa em escolas, onde for possível, nós iremos movimentar”, explicou a secretária sobre a importância do microplanejamento para incluir todos os povos baianos no Vacina Bahia.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: