Bahia bate o Fortaleza na Fonte Nova e chega ao terceiro triunfo consecutivo no Brasileirão




O Bahia confirmou a boa fase ao conquistar o terceiro triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (21), o Tricolor bateu o Fortaleza por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada. Os gols que decidiram a partida foram marcados por Kanu e Rafael Ratão, um em cada tempo.



Com o resultado positivo, o Esquadrão de Aço somou 34 pontos e, neste momento, tem quatro a mais da zona de rebaixamento, ocupando o 12º lugar na tabela de classificação. Estacionado nos 42, o Tricolor do Pici permanece na oitava posição.




O Bahia volta a jogar na próxima quarta-feira (25), às 20h, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela 29ª rodada. A Raposa também está na luta para evitar o descenso no Brasileirão.



O JOGO

A partida começou com o Fortaleza pressionando a saída de bola no campo do Bahia. Com a forte marcação, o Tricolor não conseguia achar espaço para levar perigo ao goleiro João Ricardo, principalmente na faixa intermediária do terreno cearense. No entanto, o time baiano tinha mais domínio e tocava a bola com paciência em busca de uma infiltração na zaga adversária.



A primeira finalização foi do Tricolor do Pici aos 10 minutos. Thiago Galhardo arriscou de fora da área, mas Marcos Felipe encaixou sem dificuldade. O Bahia chegou bem aos 20 minutos. Cauly soltou na esquerda com Cándido que cruzou rasteiro, a bola passou na frente do gol, mas Everaldo não conseguiu completar e Guilherme tocou para fora cedendo o escanteio.



Kanu abre o placar para o Bahia
O Esquadrão de Aço abriu o placar com Kanu aos 21 minutos. Na cobrança de escanteio, Biel mandou na medida para o zagueirão subir e desviar para o fundo da rede. Bahia 1x0 Fortaleza



Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias



O Tricolor queria mais. Aos 24 minutos, a bola chegou em Biel que bateu para o gol, mas João Ricardo fez a defesa. Seis minutos depois, Cauly fez uma bela jogada ao dar um chapéu no marcador. A bola sobrou com Gilberto que tocou para Thaciano. O meia fez o cruzamento, mas a defesa cearense cortou.




O Fortaleza assustou aos 36 minutos. Cobrança de falta de Marinho, que levantou a bola na área, mas ninguém do time cearense conseguiu completar e ela saiu pela linha de fundo. Quatro minutos depois, Marinho dominou, puxou para o meio e arriscou de perna esquerda da entrada da área, mas mandou por cima da meta defendida por Marcos Felipe. Aos 44, o time cearense desperdiçou uma grande chance de empatar com Brítez, que apareceu livre na área, mas cabeceou para fora a bola levantada por cobrança de falta. Na jogada, a arbitragem pegou uma falta frontal na meia-lua da defesa do Tricolor. Marinho soltou a bomba, Marcos Felipe espalmou e na sobra Brítez tocou por cima da meta baiana. Mas o zagueiro estava em posição de impedimento.



Segundo tempo

Os dois times voltaram modificados dos vestiários. Pelo lado do Bahia, Cándido deu lugar a Matheus Bahia. Já o Fortaleza tirou Lucas Crispim e Guilherme para as entradas de Calebe e Machuca, respectivamente.


Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias




O jogo recomeçou bastante equilibrado com as duas equipes buscando atacar, mas bem posicionadas defensivamente. Aos nove, o Fortaleza criou boa chance com Machuca, que fez jogada individual e bateu para fora. A resposta do Bahia veio no minuto seguinte com Cauly, que arriscou com belo chute e a bola passou perto da meta de João Ricardo. Aos 13, o time baiano desceu em velocidade no contra-ataque com Cauly que tocou para Biel. O camisa 10 finalizou cruzado e tirou tinta da trave esquerda de João Ricardo.



O jogo recomeçou bastante equilibrado com as duas equipes buscando atacar, mas bem posicionadas defensivamente. Aos nove, o Fortaleza criou boa chance com Machuca, que fez jogada individual e bateu para fora. A resposta do Bahia veio no minuto seguinte com Cauly, que arriscou com belo chute e a bola passou perto da meta de João Ricardo. Aos 13, o time baiano desceu em velocidade no contra-ataque com Cauly que tocou para Biel. O camisa 10 finalizou cruzado e tirou tinta da trave esquerda de João Ricardo. Aos 23, foi a vez de Marcos Felipe trabalhar ao fazer a defesa em dois tempos parando um chute em cobrança de falta.


Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias



Aos 34 minutos, o Bahia chegou com Diego Rosa, que havia entrado no lugar de Cauly. Após troca de passes no lado esquerdo, o meia recebeu e arriscou de fora da área, mas mandou para fora. A resposta cearense veio três minutos depois, mas Marcos Felipe cortou o cruzamento rasteiro que buscava o miolo da pequena área e a defesa baiana afastou o perigo. Aos 40, Raul Gustavo cabeceou aproveitando a cobrança de escanteio, mas ela desviou no defensor da equipe cearense.



Aos 44 minutos, o zagueiro Titi, do Fortaleza, recebeu cartão amarelo do banco de reservas após um bate-boca na área técnica. Pelo lado do Bahia, o goleiro Danilo Fernandes também foi amarelado. Três minutos depois, Rogério Ceni recebeu um amarelo por reclamação.



Rafael Ratão mata o jogo
O Bahia matou o jogo com Rafael Ratão marcando o segundo gol aos 50 minutos. A defesa cearense bobeou e o atacante estufou as redes na saída de João Ricardo. Bahia 2x0 Fortaleza



FICHA TÉCNICA
Bahia 2x0 Fortaleza
Campeonato Brasileiro - 28ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 21/10/2023 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Cartões amarelos: Cándido, Raul Gustavo, Yago Felipe, Cauly, Thaciano, Danilo Fernandes, Rogério Ceni (Bahia) / Brítez, Lucas Sasha, Bruno Pacheco, Titi (Fortaleza)

Gols: Kanu, Rafael Ratão (Bahia)



Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Raul Gustavo e Cándido (Matheus Bahia); Acevedo, Yago Felipe, Thaciano (Luciano Juba) e Cauly (Diego Rosa); Biel (Rafael Ratão) e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.



Fortaleza: João Ricardo; Dudu (Tinga), Brítez, Figueiredo e Bruno Pacheco; Pedro Augusto (Caio Augusto), Lucas Sasha e Lucas Crispim (Calebe) (Lucero); Marinho, Thiago Galhardo e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: