O prefeito Mário Alexandre requereu ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, uma nova intervenção no Porto de Ilhéus, popularmente conhecido como Porto do Malhado. O pedido versa sobre a extensão do calado operacional, e, consequentemente, ampliação da capacidade de movimentação e elevação do volume de cargas no terminal. A informação foi anunciada nesta sexta-feira (27).
“O Município de Ilhéus, junto à sociedade civil organizada, ao governador Jerônimo Rodrigues, à Codeba e com apoio da nossa deputada estadual Soane Galvão, solicitou ao ministro Silvio Costa uma ação para aumentar a profundidade e garantir a capacidade operacional do Porto do Malhado, a fim de que possamos melhorar um equipamento importante para o nosso município e toda a região”, destacou Mário Alexandre.
A necessidade da dragagem de aprofundamento decorre do processo de assoreamento, que torna o canal mais raso e impede a passagem de navios. O objetivo principal é tornar o Porto de Ilhéus mais competitivo e estruturado para receber embarcações de grande porte. O prefeito ressaltou que a ampliação logística marca um novo ciclo econômico, pautado em ações voltadas ao fortalecimento de toda a cadeia produtiva.
“Essa luta é fruto da união de esforços. Agradeço ao ministro Rui Costa, aos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel e ao nosso presidente Lula por compreenderem a importância desse projeto de desenvolvimento social, que gera emprego, renda e qualidade de vida para o nosso povo”.
Outras demandas também entrarão em pauta, incluindo a construção do aeroporto internacional e ações imediatas para conter o avanço da maré na Zona Norte da cidade.