A cidade de Ilhéus reuniu na última sexta-feira (24), representantes dos governos municipal, estadual e federal para o lançamento dos planos Inova Cacau 2030, Floresta + Sustentável e do Projeto Rural + Conectado/Bahia. O evento foi realizado no Hotel Aldeia da Praia e marca um novo ciclo para a cacauicultura brasileira.
Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Inova Cacau 2030 traça metas estratégicas que visam, entre outras coisas, aumentar a renda dos produtores. Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário de Agricultura e Pesca, Moises Bohana Neto, destacou a relevância social e econômica do projeto.
“O Inova Cacau 2030 é um negócio futurista, porque vai potencializar a cadeia produtiva, o trabalho do agricultor e, com certeza, gerar emprego e impulsionar a economia da nossa região. Hoje, a agricultura familiar é um vetor potencializado, mas o agronegócio está crescendo cada vez mais. Nós temos terras férteis e Ilhéus será importante nesse processo. O governo federal e o governo estadual, com apoio da gestão municipal, chegam unidos para fomentar essas ações”.
O Inova Cacau prioriza a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), em 2022, a produção no estado atingiu 139,6 mil toneladas, representando 67,86% do total nacional. O setor gerou aproximadamente R$ 1,8 bilhão, correspondendo a 5% do Valor Bruto da Produção (VBP) das atividades da Bahia.
Durante o evento também foram lançados os Planos Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia, que têm como objetivo, respectivamente, impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil e expandir a infraestrutura de conectividade em áreas rurais do estado.
“Discutimos temas importantes em relação à sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia do cacau. Isso traz benefícios imensuráveis, principalmente porque mudamos a vida de produtores e transformamos aos poucos essa cadeia, valorizando cada vez mais a nossa cultura e a nossa região”, acrescentou Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC).
O titular da SEAGRI, Wallison Oliveira, também marcou presença e ressaltou a importância da parceria entre produtores e poder público, explicando que o Governo do Estado tem estreitado os laços para fortalecer os vínculos e garantir o processo de gestão social dos territórios rurais.
O Plano Inova Cacau 2030 também é uma iniciativa da CocoaAction Brasil e da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que converge com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia, conduzido pela SEAGRI.