Da Redação
Nesta sexta-feira (24), a empregada doméstica Creuza Maria Oliveira, 65 anos, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante uma cerimônia realizada no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Creuza caminhou até o palco do Salão Nobre sob fortes aplausos das trabalhadoras domésticas, amigos e admiradores que se reuniram para prestigiá-la. O ato da academia é em reconhecimento às contribuições da sindicalista na garantia dos direitos das trabalhadoras domésticas.
O título foi outorgado por volta das 19h30, pelo reitor da UFBA, Paulo Miguez. Novamente, os aplausos tomaram conta do ambiente, somado a cânticos e suspiros de admiração. Nessa hora, o Salão Nobre já estava lotado e Creuza não conseguiu conter a emoção.
Ao descrever a sensação pelo reconhecimento, ela destacou a parceria das trabalhadoras domésticas sindicalizadas que atuaram com ela. Além de presidenta de honra da Fenatrad, Creuza é secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) e coordenadora-geral do Instituto 27 de Abril (IEC).
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de Salvador (Sepromi), Ângela Guimarães marcou presença na titulação e destacou a admiração que nutre pela história de Creuza. O grupo que preparou o memorial sobre Creuza para a análise da concessão do Título foi coordenado pela professora Elisabete Pinto, do Instituto de Psicologia (IPS) da UFBA.