Manifestações dos servidores municipais de Eunápolis por atrasos nos salários tornaram-se recorrentes na cidade. Nesta quarta-feira (08/11), integrantes do SINSPPOR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Seguro e Região) se manifestaram na porta da prefeitura de Eunápolis exigindo o pagamento dos salários, visto que, entramos no 5º dia útil do mês e, segundo os manifestantes, até agora os salários não foram pagos.
Essa inconstância nas datas de pagamento dos servidores públicos municipais é um problema que afeta não apenas os funcionários públicos, mas também geram impactos significativos no comércio local e na qualidade dos serviços públicos prestados.
Com a insegurança financeira causada pela falta de regularidade nos pagamentos, os funcionários públicos municipais acabam por enfrentar dificuldades para planejar suas finanças e muitos optam por gastar menos dinheiro para evitar o endividamento, juros e preocupações constantes. Tudo isso, impacta diretamente o comércio local. Não é difícil de entender que sendo a maior empregadora do munícipio, quando a prefeitura não paga, há uma diminuição na circulação de dinheiro na cidade, tornando a economia do município mais vulnerável a crises financeiras. Basta andar pelo Centro da cidade para percebermos a quantidade de pontos fechados e o comércio parado.
Fotos: Tássio Loureiro / VIA41
Essa situação remete a um passado que a população parecia ter esquecido. Vale a pena recordar o caos que o esposo da atual gestora, atual secretário da Casa Civil, deixou no município durante seu mandato como prefeito no período de 1997-2000.
Ou seja, não basta dizer que Eunápolis nasceu para ser grande, é preciso trabalho, atitude, compromisso e respeito com aqueles que de fato trabalham para que essa cidade cresça verdadeiramente.