“Hoje vocês deixam de ser alunos e se tornam professores da reciclagem”, com essas palavras o prefeito Mário Alexandre entrega os certificados para os, antes catadores de resíduos sólidos e hoje, agentes de limpeza de Ilhéus. Mais de 130 pessoas, membros da Coolimpa e da Associação de Reciclagem “Viver uma Vida Melhor” (Associação Itariri) que participaram do I Seminário de Formação e Capacitação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus, ocorrido no Hotel Barravento, entre os dias 8 e 10 de novembro (relembre aqui).
Na ocasião, estavam presentes, além do prefeito Mário Alexandre, o secretário Municipal de Serviços Urbanos, João Aquino, a Secretaria responsável pela ação, representantes do CVR (Central de Valorização de Resíduos), da Defensoria Pública da Bahia e representantes da sociedade civil, que puderam presenciar a transição deste grupo que já precisou atuar no lixão e hoje, tem a oportunidade de se profissionalizar e de se estruturar como associação e, além de gerar renda, fortalecer a cultura da reciclagem em Ilhéus.
O prefeito Mário Alexandre, em sua fala, frisou que esta é uma grande oportunidade de tornar Ilhéus referência na reciclagem e que isso vai passar pelo conhecimento de cada um que passou por este seminário. “Quero dizer que o que vocês estão fazendo aqui hoje é um passo para tornar a nossa cidade um lugar muito melhor para se viver. Essa oportunidade é transformadora, para cada um que está aqui, recebendo esse certificado, que vai poder construir suas vidas de forma mais digna e segura, mas também para cada cidadão ilheense que, através de vocês, irá aprender e adquirir a cultura da reciclagem, fazendo de nossa Ilhéus, uma cidade muito mais limpa, muito mais consciente”, disse.
O I Seminário de Formação e Capacitação de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus fez seus participantes deixarem de ser catadores para se transformarem em agentes ambientais capacitados para passar adiante o conhecimento da importância da reciclagem, através da coleta seletiva.