Da Redação
O ex-presidente da Argentina Alberto Fernández passou a faixa presidencial para o novo chefe do Executivo, Javier Milei. O político ultraliberal tomou posse neste domingo (10/12) em Buenos Aires, capital argentina.
Milei foi eleito no segundo turno das eleições da Argentina, no qual obteve 55,9% dos votos contra 44% do seu adversário Sergio Massa, ministro da Economia do governo de Alberto Fernández.
Além dos evidentes problemas econômicos (inflação, dívida externa, queda nas exportações e paralisia no Mercosul), o novo presidente argentino herdará um governo com forte oposição.
A cerimônia de posse de Milei acontece no Congresso da Nação da Argentina, na capital do país, e conta com a participação de líderes importantes da América do Sul e também do exterior.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participou do evento no país vizinho, mas enviou o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representar o país.
No contraponto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está em solo argentino para celebrar a posse do novo presidente do país. Nesse sábado (9/12), o ex-chefe do Executivo e Milei se encontraram em Buenos Aires.
Também participam da cerimônia de posse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o rei da Espanha, Filipe VI.