Da Redação
A Defesa Civil de Ilhéus, no Sul da Bahia, emitiu alerta de chuvas fortes desta segunda-feira (18) até a próxima quinta (21). A “princesa do sul” foi uma das cidades que enfrentou temporais com mortes e desabrigados em dezembro de 2021 e 2022, e que decretou situação de emergência, pelo mesmo motivo, em abril deste ano.
Segundo o comunicado, o acumulado de precipitações nesse período pode atingir 91 milímetros, número inferior aos dois anos interiores, mas ainda bastante elevado, pois especialistas consideram chuva forte a partir 30 milímetros.
Por causa do alerta, a prefeitura municipal orientou aos moradores que evitem áreas de risco e observem desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.
A Defesa Civil informou que existe risco de deslizamentos de terra e alagamentos em vários pontos da cidade. O órgão atua por meio de sistema de monitoramento e trabalho preventivo, com vistorias, instalação de proteção provisória de barrancos com lonas, entre outras ações, e pode ser acionada através do telefone (73) 97400-7521.