Da Redação
O supermercados baianos devem ter um aumento de 5% no faturamento neste mês de dezembro em comparação ao ano passado. De acordo com dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), as vendas devem alcançar a marca de R$ 5,8 bilhões no último mês de 2023.
O segmento é considerado o mais importante do varejo quando o assunto é faturamento.
A combinação de dois fatores é responsável por esse crescimento, de acordo com a Fecomércio-BA: maior número de pessoas empregadas em comparação a 2022 e a continuidade do crédito facilitado.
“Quando há mais pessoas formalmente empregadas, com carteira assinada, há uma consequência de maior injeção do décimo terceiro salário. As famílias têm uma propensão a consumir quase 100% décimo terceiro”, afirma consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Segundo ele, as pessoas com acesso ao cartão de crédito, seja qual limite for, conseguem pagar itens de Natal por meio do crédito facilitado.
Os valores alcançados pelo segmento no mês de dezembro representam 40% da receita total do comércio, ainda conforme dados do levantamento da Fecomércio-BA.
“O ambiente econômico mais favorável, caracterizado pelo crescimento do emprego, inflação controlada e queda dos juros tem gerado boas expectativas para o encerramento do ano, refletido nas intenções de consumo das famílias, que em novembro, apresentou alta de 20,5% na comparação anual”, afirma Dietze.