Ouvidor da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) refuta as declarações de Bruno Reis (União Brasil), que rebateu o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em relação às críticas que está recebendo por causa do sistema de ônibus coletivos da capital.
“Defendo que o sistema de transporte público possa ter subsídios, mas com a devida contrapartida social. Desde ACM Neto houve a promessa dos ônibus com ar-condicionado, e até hoje o povo espera. Ano passado o prefeito [Bruno Reis] aprovou (um subsídio de) mais de 300 milhões para empresários de ônibus, e quando propusemos que estudantes de escolas públicas tivessem acesso ao passe livre, a Prefeitura não acatou a emenda que apresentei na Câmara”, afirma Augusto Vasconcelos em entrevista ao bahia.ba.
O vereador diz reconhecer “a importância e a necessidade do apoio de outras esferas para solucionar os problemas do transporte público” em Salvador, mas pondera que a gestão municipal também deve fazer sua parte.
“O que vimos nos últimos anos foi aumento da tarifa, extinção de linhas, ônibus lotados, aumento do tempo de espera no ponto e até uma das concessionárias faliu (a extinta CSN), deixando milhares de trabalhadores desempregados. Precisamos, sim, do apoio dos governos federal e estadual para enfrentar os problemas no transporte, mas a Prefeitura tem que fazer a sua parte.”