Em encontro com o presidente Carlos Henrique Passos, empreendedores destacaram necessidade de apoio para pesquisa, soluções tecnológicas e infraestrutura
Apoio para desenvolvimento de pesquisas, soluções tecnológicas que contribuam para a criação de novos produtos e melhorias na infraestrutura da região foram algumas das demandas apresentadas por empresários da região sul do estado durante o evento Agenda da Indústria, nesta quinta-feira, 11.01. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Ilhéus, o evento contou com a presença do presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, além de dirigentes e executivos do Sistema FIEB.
Cerca de 50 empresários do sul da Bahia participaram da iniciativa, que tem como objetivo aproximar o Sistema FIEB e as entidades que o integram das indústrias locais e contribuir para o aumento da competitividade e a melhoria do ambiente de negócios. “Queremos nos aproximar ainda mais dos empresários e ouvir suas demandas para que possamos buscar formas de apoiá-los e, assim, mobilizar o setor econômico. Sabemos que para ter mais industriais precisamos ter ambientes de negócios cada vez mais atrativos”, ressaltou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.
Na oportunidade, empresários do segmento de cacau e chocolate, que tem avançado na região, sinalizaram a necessidade de apoio do SENAI Cimatec para desenvolvimento de pesquisas específicas voltadas para o segmento. “Temos aqui cacau de alta qualidade e podemos construir a condição de ser uma referência na produção de chocolate. Por isso precisamos muito de apoio em pesquisa na área. Um desafio, por exemplo, é transformar a frutose do cacau em açúcar e inserir na produção do chocolate”, pontuou Gerson Marques, da Associação dos Produtores de Chocolate de Origem do Sul da Bahia (Chocosul).
Diante da demanda, o presidente da FIEB explicou a atuação do SENAI Cimatec para a melhoria da competitividade do setor industrial. Em um dos eixos de atuação, o SENAI Cimatec oferece soluções especialmente elaboradas para as micro, pequenas e médias empresas (MPME) baianas, que podem contar com serviços como consultorias, serviços técnicos especializados, pesquisas aplicadas e projetos de inovação tecnológica.
Outra necessidade apontada pelos empresários do segmento de cacau e chocolate é relacionada ao apoio com serviços tecnológicos. “Aqui na região temos muitas frutas da Mata Atlântica que são subutilizadas. Precisamos de pesquisa para investigar de que forma essas frutas podem ser utilizadas na produção de chocolates e de tecnologia que nos ajude a produzir novos produtos, como um liofilizador, que retira a umidade das frutas, tornando o uso viável na produção do chocolate”, comentou a produtora Leilane Benevides.
Polo de Informática
Empresário e presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares dos Municípios de Ilhéus e Itabuna (SINEC), Silvio Comin destacou a importância do apoio da FIEB para a defesa de interesses setoriais, citando como exemplo a interlocução com o poder público para manutenção e ampliação dos benefícios para empresas do polo de informática. “São benefícios fundamentais para a manter as empresas aqui e atrair novos empreendimentos para a região sul”, disse.
Também do setor de tecnologia, o empresário Vanderlei Rigatieri, presidente da WDC Networks falou sobre a necessidade de melhoria na infraestrutura da região. “Temos problemas de infraestrutura e logística, como o aeroporto, por exemplo, que impactam o escoamento da produção”, ressaltou.
Agenda da Indústria
O Agenda da Indústria tem como objetivo aproximar o Sistema FIEB e as entidades que o integram das indústrias locais e contribuir para o aumento da competitividade e a melhoria do ambiente de negócios. No encontro, o presidente da FIEB também apresentou as ações que o Sistema FIEB desenvolve na região para apoiar a competitividade da indústria, nas áreas de Educação e Qualificação Profissional, Capacitação Empresarial e Saúde Segurança do Trabalho.
O próximo evento será realizado na próxima quarta-feira, 17.01, em Vitória da Conquista, na região sudoeste do estado.