Da Redação
Fundado em 1º de janeiro de 1931 por antigos integrantes da Associação Atlética da Bahia e do Club Bahiano de Tênis, que resolveram acabar com seus departamentos de futebol, o Esporte Clube Bahia completa 93 anos nesta segunda-feira (01).
Após discussões sobre o possível nome e as cores da equipe, uma assembleia realizada no primeiro dia de 1931 aprovou os estatutos e elegeu a primeira diretoria do clube.
Logo em seu ano de fundação, o Bahia se tornou campeão baiano com duas rodadas de antecedência. Os resultados conquistados com menos de um ano lhe renderam um slogan usado até os dias atuais: “Nasceu para vencer”.
As maiores conquistas do Bahia são os Campeonatos Brasileiros de 1959, sobre o Santos de Pelé e Pepe, e de 1988, diante do Internacional, em pleno Beira-Rio. O Tricolor também tem 50 títulos estaduais e levantou o troféu da Copa do Nordeste em quatro oportunidades.
Pré-temporada – O Bahia definiu sua preparação para 2024 e optou por uma estratégia internacional. O elenco principal e a comissão técnica iniciarão os trabalhos no dia 6 de janeiro, com exames médicos no CT Evaristo de Macedo.
Em seguida, no dia 9, o elenco tricolor embarcará rumo a Manchester, na Inglaterra, onde utilizarão as instalações de ponta do Manchester City, clube parceiro, para os primeiros treinamentos do ano.