O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da abertura oficial do desfile dos trios nesta quinta-feira (8), no circuito Osmar (Campo Grande). Antes, o governador esteve presente na abertura do Carnaval, na Praça Castro Alves, acompanhado do vice-governador, do coordenador da festa, Geraldo Junior, e de outros nomes do secretariado.
“O conceito de democracia no Carnaval é muito importante para nós. E a gente só vê isso na Bahia. Tanto na pipoca ou nos camarotes, é possível ver passagem de trios com cantores famosos e quem está começando também”, analisou o governador. Durante o desfile de abertura, puxaram trio sem cordas os cantores Daniela Mercury, Xanddy Harmonia e banda La Fúria.
Antes de chegar ao camarote oficial, a comitiva visitou as instalações do posto fixo do Serviço de Atendimento ao Turista. Com expectativa de lotação máxima dos hotéis próximos aos circuitos oficiais da festa, o secretário de Turismo Maurício Bacelar diz que existem festas dentro do Carnaval baiano. “Temos blocos independentes, alternativos, afro, os de corda e camarotes, além das festas nos bairros, feitas pela população. É isso que torna o nosso Carnaval único e diferenciado”, declarou.
O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, ressaltou as particularidades da cultura baiana que se evidenciam na festa. “O Carnaval é o momento da expressão do jeito diferenciado da Bahia, que realiza a maior festa de rua do planeta. São todas as áreas de Governo juntas trabalhando com o mesmo objetivo: garantir que o Carnaval seja bom para todas as pessoas, com alegria, diversão, respeito aos direitos. A Bahia tem essa marca da diversidade”, explicou o titular da Secult.
A segurança da festa tem uma atuação da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), que este ano escalou mais de 37 mil agentes para as ruas da capital e de outros 75 municípios. O titular da SSP, Marcelo Werner, afirma que já foram apreendidos mais de 2 mil objetos proibidos nos portais de abordagens.