Ministério da Saúde confirma 29 mortes e 262,2 mil casos de dengue em 2024




Da Redação

Levantamento do Ministério da Saúde indica que o Brasil possui 262.247 casos prováveis de dengue. Desde o início do ano até a tarde desta sexta-feira (2), o país havia registrado 29 mortes relacionadas à doença. Outros 173 óbitos estão em investigação.

Na quarta semana epidemiológica do ano, entre os dias 21 e 27 de janeiro, o Brasil contabilizou 59.612 casos prováveis de dengue, o que representa um aumento de 189,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total era de 20.614 registros.

A taxa de incidência da doença é de 129,2 mil casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes. O Distrito Federal lidera o ranking de incidência de casos prováveis, com 1.147,8 por 100 mil habitantes. Em seguida estão Acre, Minas Gerais e Paraná.

Distribuição da vacina

O governo anunciou que iniciará a partir de semana que vem a distribuição da vacina contra a dengue para 521 municípios selecionados pela pasta. O ministério aguardava a tradução para o português da bula do imunizante Qdenga, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao fabricante, o laboratório japonês Takeda.

Em razão de uma quantidade limitada de doses a serem fornecidas por parte do próprio laboratório, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.

Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos.

A previsão do ministério é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.
Centro de Operação de Emergência

Na última quinta-feira (1º), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira (1) a criação de um Centro de Operação de Emergência para intensificar as ações de combate e prevenção à dengue, que apresenta uma explosão de casos em algumas regiões do Brasil.

“[A dengue] É uma preocupação, sem dúvida. Por isso, o Ministério da Saúde instituiu o centro de operação de emergência da dengue. Esse centro é criado sempre criado quando temos uma situação de preocupação, alerta ou emergência”, anunciou Nísia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: