A retomada política do aumento do salário mínimo empregada pelo terceiro mandato do governo Lula (PT) resultou no aumento da renda do trabalho dos brasileiros, conforme aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A consequência da medida refletiu em um maior salto desde o Plano Real, quando houve forte aumento do poder de compra no país.
De acordo com os dados do IPEA, houve aumento real, acima da inflação, de 11,7% na massa de rendimentos do trabalho, sendo considerado quase o dobro do do cômputo de 2022 (6,6%) e o melhor resultado desde 1995 (12,9%).
O feito foi comemorado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que usou as redes sociais para firmar o compromisso da atual gestão presidencial com a política de emprego e renda, a fim de fortalecer a economia do país.
“Os dados do Ipea mostram um Brasil no caminho certo, com aumento real, acima da inflação, na renda dos brasileiros. Foi quase o dobro de 2022 e o melhor resultado desde 1995. A renda real domiciliar per capita também subiu, para 12,5% no ano passado. Vamos seguir trabalhando para gerar emprego, aumentar o poder de compra e melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”, escreveu Rui nas redes sociais, neste domingo (10).