Imagem ilustrativa | Foto Sete Lagoas Notícias
O país está passando por um grande problema de saúde com o aumento considerável dos casos de dengue e nossa região não foge deste perigoso cenário. Por este motivo, é preciso que uma verdadeira força-tarefa seja criada, a fim não apenas de acabar com os focos de proliferação das larvas dos mosquitos Aedes aegypti, mas também, para conscientizar a população de que de nada adianta fazermos tudo certo em casa, se nosso vizinho também não faz a parte dele.
E esse compromisso vai além de eliminar os focos – locais onde pode-se acumular água –, mas também, notificar o sistema de saúde sobre sintomas da doença. Para que ações de controle como o bloqueio costal e fumacê aconteçam, é necessário que a vigilância epidemiológica seja notificada e isso acontece com o registro dos casos nas unidades de saúde.
Nas unidades de saúde, o paciente suspeito será classificado em grupo A e B e encaminhado para a realização de exames laboratoriais e sorologia. Hemograma e sorologia são realizados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida Esperança, de segunda a sexta-feira, das 07 às 11 horas e das 14 às 17 horas. A sorologia também pode ser realizada no PA Zona Sul, de quarta a sexta-feira, das 7 às 11 horas.
É necessário que o paciente seja encaminhado com a segunda via do preenchimento da ficha de notificação, ficha de contrarreferência e a solicitação do exame constatando cid da arbovirose.
Material informativo | Sesau/Ilhéus
Bloqueio costal na Conquista, nesta terça-feira (02), a partir das 9 horas
Respondendo à ameaça da dengue, na manhã de hoje, terça-feira (02), acontece um bloqueio costal, onde, o agente usa uma bomba costal para lançar uma espécie reduzida do fumacê (o carro fumacê só é aplicado pelo Governo do Estado, mediante a um número mais elevado de notificações) , a partir das 9 horas, na região da Rua Santarém e Avenida Canavieiras, próximo à Associação Desportiva 19 de Março.
O bloqueio acontece conforme as notificações que chegam na Vigilância Epidemiológica, por meio das unidades de saúde. Assim, a equipe comparece ao local dos casos em até 15 dias de suas notificações, para realizá-lo.
Além do bloqueio costal, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde busca educar a comunidade, tanto sobre como sob quais condições um bloqueio costal é feito, como sobre a importância de erradicarmos os criadouros do mosquito, bem como, da notificação dos sintomas junto à rede municipal de saúde.
Dengue mata!
É importante lembrar que além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da Zika e da Chikungunya, doenças tão perigosas quanto a primeira, porém, menos fatal que ela.
Já a dengue é uma doença viral que tem como principais sintomas a febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, herança intelectual e fadiga. Em casos graves, a dengue pode levar a complicações graves, como hemorragia grave, choque e até mesmo morte, especialmente em crianças pequenas e em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.