Pâmella Dadalto Secretária de Saúde
Nesta quinta-feira (18), recebemos uma matéria da Prefeitura de Eunápolis informando sobre a Feira de Adoção de Cães e Gatos que acontece hoje, sexta-feira (19), na Praça da Bandeira.
Até aí tudo bem, mas o que chamou a atenção foi a fala infeliz da secretária de Saúde que dizia “Adotar um animal contribui para a diminuição de casos de euntanásia, mas também é importante para quem adota”. O comentário foi tão revoltante que algum cidadão em sã consciência deve ter percebido e logo depois, a instituição enviou errata alterando o texto.
A Lei federal nº14.228/21 proíbe a eutanásia, que é a eliminação e/ou "sacrifício" de cães e gatos de rua por órgãos de zoonose, canis públicos e estabelecimentos similares, e é liberada apenas nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais.
Se a prática de eliminar e/ou sacrificar animais abandonados sem os critérios definidos na lei ainda é realizada no município, se faz necessário de forma urgente averiguação dos órgãos de fiscalização e policiamento. Um absurdo!