A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto à organização da Feira “Saúde Mais Perto” da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) comunica aos pacientes que haverá algumas mudanças no fluxo de atendimento amanhã. As medidas visam a otimização do mutirão.
Para Eletrocardiograma será necessário requisição somente para crianças. Serão realizados ultrassons transvaginal, tireoide e abdômen total (jejum de 7 h), vias urinárias, pélvicas, partes moles, próstata (só via abdominal, não faz retal). Ultrassonografias para crianças também poderão ser realizadas se receitadas por médico.
Em virtude de problemas técnicos não serão realizados os ultrassons de mama, obstétrico, articulação e ossos (joelho, ombro, coluna, mão).
Com relação ao exame preventivo, o resultado será entregue entre 40 a 45 dias. Caso tenha alteração no resultado do preventivo, o representante do Estado fará o primeiro contato com o paciente, assim como os encaminhamentos.
Para o serviço de oftalmologia, o exame poderá ser realizado para maiores de 7 anos. Será ofertado consulta, rastreio e cirurgia de catarata (cirurgia já sairá agendada) e serviços de Yaglaser – (limpeza de lente após 1 ano de cirurgia).
Para odontologia, o atendimento é realizado para crianças a partir de 5 anos, não será realizado nenhum procedimento estético como prótese, clareamento e implante. Serão realizados tratamentos dentais completos, pequenas cirurgias, canal, limpeza e outros.
No serviço de laboratório, serão realizados exames pré-operatórios como: hemograma, glicose, ureia, creatina, TP, TTPA, beta HCG, fosfatase alcalina, gama GT, bilirrubina total e frações, tempo de coagulação, tempo de sangramento, retração de coágulo, prova de laço, contagem de plaquetas, AG HBS e anti HCV.
Já no SAC Móvel, para emissão de RG deverá ser apresentada certidão de nascimento original física e legível. Menor de 16 anos só poderá fazer emissão do RG se acompanhado de pai ou mãe mediante a documentação que comprove o parentesco. Caso esteja acompanhado de outra pessoa, a mesma deverá comprovar a tutela do menor.
Para avaliação nutricional, haverá consulta, triagem da população com suspeita de desnutrição e enfrentamento à fome (para estes, rastreio para complementação com fornecimento de fórmula).
Vale destacar também que o usuário portando mais de um pedido de ultrassom (USG) deverá optar por um procedimento de USG por dia. Será utilizado o número do cartão do SUS, não podendo ter duas USGs no dia com o mesmo número do cartão SUS.
Por fim, reitera-se que será fila única. Pessoas consideradas prioridades receberão as pulseiras pelos profissionais do Estado. É importante que o paciente esteja atento que será realizado um procedimento por vez, o segundo atendimento só se dará após passar pelo primeiro.