Reconhecido em 2022 pelo Guinness como o homem mais velho do mundo, o venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, morreu nesta terça-feira (2) aos 114 anos. Autoridades e familiares confirmaram o óbito. Pai de 11 filhos, em 2022 ele tinha 41 netos, 18 bisnetos e 12 trinetos.
Ele foi oficialmente confirmado como o homem mais velho vivo em 4 de fevereiro de 2022, quando tinha 112 anos e 253 dias, de acordo com o Guinness World Records. A publicação não leva em conta pessoas que não se inscreveram ou foram verificadas pelo livro, como o brasileiro conhecido como “terror do INSS”, do interior de SP.
Na publicação, o Guinness informou que o segredo de Juan para uma vida longa inclui, além de muito trabalho e noites de descanso, “beber um copo de aguardente todos os dias”.
O presidente Nicolás Maduro comentou sobre o falecimento do idoso.”Juan Vicente Pérez Mora transcendeu para a eternidade aos 114 anos. Ele deu à Venezuela o Recorde Guinness por ser o homem mais velho do mundo”, disse.
O agricultor conhecido como “Tio Vicente” nasceu em El Cobre, estado de Táchira (oeste), em 27 de maio de 1909, e foi o nono filho de dez irmãos. Ele começou a trabalhar aos cinco anos na colheita de cana de açúcar e café da família.