FOTO: REPRODUÇÃO
Da Redação
Um helicóptero que supostamente transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofreu um “pouso forçado” neste domingo (19), relatou a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA).
Segundo o Tehran Times, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, também estaria na aeronave. Equipes de emergência ainda não conseguiram alcançar o local do incidente devido às más condições climáticas, incluindo chuva forte, vento e neblina.
Raisi estava viajando na província do Azerbaijão Oriental, no Irã. A TV estatal descreveu a área do incidente como sendo perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 603 quilômetros a noroeste de Teerã, a capital iraniana. O presidente tinha acabado de inaugurar uma represa com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev — a terceira que os dois países construíram no rio Aras, segundo publicado pela Associated Press.
“Desde o início deste incidente, as Forças de Socorro do Crescente Vermelho e as forças militares auxiliares e de aplicação da lei iniciaram um esforço generalizado para encontrar este helicóptero. Alguns dos companheiros do presidente neste helicóptero conseguiram comunicar com a Sede Central, aumentando a esperança de que o incidente pudesse ter terminado sem vítimas”, relatou a rede de notícias Tasnim.
A televisão estatal indicou que uma espessa neblina dificultava as buscas na região montanhosa. Raisi, um aiatolá de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021.