O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado hoje, dia 17. Em Itabuna, a criação da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) significou uma virada de página para dezenas de famílias que viviam em situação degradante no antigo lixão, fechado pela Prefeitura há três anos. A partir disso os resíduos passaram a ser encaminhados ao aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, atendendo às diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES).
Após participarem de cursos de capacitação, os catadores criaram a associação e passaram a atuar na Central de Triagem e Reciclagem, no Bairro Lomanto, em uma parceria entre a Prefeitura, a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Trabalho e a CVR, através do projeto Recicla Itabuna, coordenado pelo secretário municipal de Governo Rosivaldo Pinheiro.
Cerca de 50 famílias de catadores atuam na Central de Triagem, reciclando materiais como vidro, papel, papelão, metais e plástico, gerando uma média mensal de R$ 1,5 mil para cada trabalhador. Para incentivar a reciclagem entre a população, foram instalados dez Ecopontos no centro e nos bairros da cidade, além de cedido um veículo pela Biosanear, que faz a coleta em empresas e condomínios residenciais.
RECONSTRUÇÃO
Na virada do ano, um incêndio na Central de Triagem destruiu parte da estrutura e queimou cerca de 200 toneladas de produtos recicláveis que já estavam prontos para a comercialização.
Desde então, a AACRRI vem trabalhando no processo de reconstrução da Central de Triagem que, para não paralisar as atividades, funcionou de forma improvisada no próprio galpão, depois de um incêndio criminoso.
Uma campanha de arrecadação de recursos, que teve apoio decisivo da TV Santa Cruz e sites regionais, além do show Canto da Reconstrução, que reuniu artistas grapiúnas no Centro de Cultura Adonias Filho, possibilitou a reforma total do telhado, das paredes danificadas e de parte da estrutura elétrica, além dos sanitários e sala de administração.
O Governo do Estado enviou maquinários de reciclagem, equipamentos de proteção individual e cestas básicas para as famílias de catadores.
Entre doações, arrecadação do show e contribuições dos próprios artistas e cooperados já foram investidos cerca de R$ 60 mil na recuperação da Central de Triagem. “O mais importante de tudo isso, é que a sociedade entendeu a importância de cuidar do meio ambiente, realizando a separação de resíduos. Além disso, nos tornamos visíveis com o nosso trabalho”, afirmou Daniele Pereira, tesoureira da AACRRI.
A presidente da Associação de Reciclagem, Carissa Araújo, ressaltou que com a mobilização após o incêndio, a coleta de materiais recicláveis passou de 166 toneladas para 198 toneladas por mês.
“Desejo que nesta data em que se comemora o Dia da Reciclagem que todos possam continuar realizando a separação e quem ainda não faze que passe a descartar os resíduos nos locais corretos”, diz Carissa, que faz questão de destacar o apoio da assistente social da DPE-BA, Andréa Pires dos Reis Pires, em todo o processo de implantação da AACRRI e da reconstrução da Central de Triagem.
Quem desejar colaborar com a AACRRI pode fazer a doação de qualquer valor através do Pix aacrri.itabuna@gmail.com. Transferências bancárias podem ser direcionadas para a agência 0001, conta: 47387377-6, do Banco PagSeguro, CNPJ: 42.306.706/0001-26, em nome da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna.