Dicas práticas e motivacionais do educador físico Heider Miranda para transformar a rotina agitada em momentos de bem-estar e saúde
Em meio às demandas incessantes da maternidade e agitação da vida cotidiana, muitas mães acabam sacrificando seu próprio bem-estar em prol do cuidado com a família. Existe uma maneira de conciliar essas responsabilidades com o autocuidado? Com a experiência de quem acompanha muitas mulheres que precisam escapar do sedentarismo, o educador físico Heider Miranda compartilha sua visão única sobre como as mães podem priorizar sua saúde física e mental, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.
o educador físico Heider Miranda ressalta a importância vital do autocuidado para as mães que enfrentam uma rotina intensa de tarefas domésticas, acrescida de responsabilidades familiares e, na maioria das vezes, também profissionais. “Estar saudável não é apenas uma questão de vaidade, mas uma necessidade para manter o equilíbrio da vida familiar. Se a mãe adoece, a família toda sofre junto", enfatiza o educador.
Com uma abordagem prática e motivadora, Heider inclui em seu acompanhamento atividades físicas que se encaixam facilmente na agenda sempre corrida das mães. Desde exercícios simples com o peso do próprio corpo, como agachamentos e flexões, até corridas rápidas e abdominais em casa, o personal propõe treinos acessíveis e eficazes para manter-se ativo com os recursos disponíveis. "O autocuidado não é um luxo, é uma necessidade para manter a vida em equilíbrio".
Além dos exercícios físicos, Heider destaca a importância de outras formas de autocuidado, como ouvir música, dançar ou simplesmente passar um tempo ao ar livre em contato com a natureza. “Cuidar de si mesma não é egoísmo, mas sim um investimento para fortalecer-se e, assim, cuidar melhor da família”, reitera.
Um dos diferenciais do espaço de acolhimento comandado pelo educador físico Heider Miranda é o acolhimento. Lá, a sessão inicial de anamnese, que inclui avaliação de bioimpedância, é ofertada gratuitamente. Para ter sucesso o acompanhamento deve considerar as especificidades de cada perfil de público. Com mães e pessoas que acreditam que não darão conta de incluir o exercício físico na rotina agitada o desbloqueio mental é fundamental.
O trabalho consiste em incentivá-las a começar, acompanhar de perto os primeiros dias de movimento físico, que são os mais desafiadores, ajudá-las a superar a culpa e descobrir o valor de priorizar seu bem-estar. Heider oferece conselhos práticos para as mães que desejam começar sua jornada de autocuidado. “O importante é começar com o tempo e recursos possíveis, vencer as justificativas e reivindicar apoio constante dos parceiros e outros familiares”, conclui o educador.
(30.04.2024)
Frente & Verso Comunicação Integrada