Nos primeiros dias do inverno, os moradores de várias cidades baianas já tiraram os casacos do guarda-roupa. Isso porque, entre os dias 21 e 22, dez cidades registraram temperaturas abaixo de 15ºC. A cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, foi a que mais sentiu o frio, com os termômetros marcando 10,9ºC no sábado (22).
No dia anterior, a temperatura em Piatã chegou a 13,7ºC. Esses dados são fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação mais fria do ano começou na tarde da última quinta-feira, dia 20 de junho.
Nas últimas 48 horas, outras cidades baianas também registraram baixas temperaturas, como Lençóis (11,9ºC), Luís Eduardo Magalhães (12,5ºC), Barreiras (13,2ºC), Correntina (13,6ºC), Vitória da Conquista (14,1ºC), Irecê (14,3ºC), Morro do Chapéu (14,5ºC) e Itiruçu (14,6ºC), além do distrito de Delfino (14,8ºC), em Umburanas.
No Sudeste do Brasil, cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo lideram a lista geral dos primeiros dias do inverno, com temperaturas variando entre 3,7°C (Caldas, MG) e 9,1°C (Colombo, PR).
Para os próximos dias, algumas dessas cidades baianas devem continuar registrando temperaturas abaixo de 15ºC, especialmente na Chapada Diamantina. Em Piatã, a previsão de temperatura mínima para este domingo (23) é de 14ºC, de acordo com o Inmet. No dia seguinte, feriado de São João, a temperatura pode cair ainda mais, chegando a 13ºC. Na terça-feira (25), a mínima prevista é de 14ºC.
Em Morro do Chapéu, espera-se que a temperatura fique ainda mais baixa na segunda-feira, com previsão de mínima de 14ºC. No domingo e na terça-feira, a temperatura mínima prevista é de 15ºC.
Em Correntina, a previsão é que a temperatura mínima atinja 14ºC na terça-feira. Nos dois dias anteriores, domingo e segunda-feira, deve se manter em 15ºC.