FOTO: RAFAEL BARRETO/CAR
Da Redação
Nesta quinta-feira (13), a delegação do Ministério da Agricultura de Cuba visitou o Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar para conhecer a estratégia de distribuição desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimentoe Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
O Ministro da Agricultura de Cuba, Ydael Jesús Perez Brito, comentou sobre o modelo de comercialização adotado na Bahia. “É muito interessante esse modelo que ajuda o produtor e sua família a garantir a sua Soberania e Segurança Alimentar porque tem serviço, insumo e financiamento do governo para diversificar e acelerar a produção. É um bom sistema, inclusive com esse trabalho em conjunto com a Unicafes”, informou o ministro.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, ressaltou que o Centro de Distribuição dos Produtos é uma forma de facilitar a logística dos agricultores e agricultoras familiares na comercialização dos seus produtos. “Aqui temos uma estrutura com câmaras frias, espaço para estoque e caminhões, o que possibilita a distribuição para os mercados da região”, afirmou.
O presidente da Unicafes, Ícaro Rennê, detalhou sobre os processos de comercialização no local. “A delegação veio conhecer a forma como nós trabalhamos na comercialização dos produtos da agricultura familiar: seja ela através da representação comercial, onde a Unicafes faz a venda e a cooperativa faz todo o processo de nota fiscal ou através também da culminância dos produtos da agricultura familiar através da Federação Unicafes, onde uma única nota é utilizada para comercializar, buscando assim, ganhar cada vez mais mercados e gerar renda para os agricultores e agricultoras familiares”, comentou Ícaro.
Presente ao evento, a primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso, analisou o intercâmbio como mais uma ferramenta de crescimento das relações entre os dois países. “A partir das ações de fortalecimento da agricultura familiar, por meio da SDR/CAR, estamos tendo essa oportunidade de intercâmbio com a presença do ministro da agricultura, mas também de uma coordenação da agricultura familiar urbana e periurbana de Cuba, do embaixador de Cuba no Brasil e com a presença de setores como o secretário de Agricultura do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Então, estamos aqui para socializar tecnologias e fortalecer a identidade latino-americana e caribenha”, disse a primeira-dama.
Sobre o Centro
O Centro de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar possui uma área total de 1.296 m2, com capacidade de armazenamento que ultrapassa 200 toneladas. O local conta com câmaras frias, caminhões e toda a infraestrutura necessária para viabilizar a logística dos produtos para a rede varejista e lojas especializadas.
Após a visita ao Centro de Distribuição, a comitiva de Cuba seguiu para Várzea Nova, para conhecer o resultado dos investimentos do Governo do Estado na Cooperativa dos Agricultores Familiares de Giló e Região (Coopag) e na Cooperativa de Pequenos Agricultores e Produtores de Leite da Região Sul (Coopal).