Especialista na área, Intermídias dá dicas sobre como impulsionar o ROI ao integrar dados first-party na campanha online para o Dia dos Namorados.
Com o Dia dos Namorados se aproximando, empresas de todos os setores se preparam para potencializar suas vendas. Neste momento, as estratégias digitais são essenciais, como recorrer a dados first-party para impulsionar as vendas de forma inteligente e personalizada. Utilizando informações diretas dos clientes, como históricos de compras e preferências, os empreendedores podem criar campanhas digitais altamente segmentadas, transformando dados em amor e vendas em recordes.
Para a Intermídias, agência especializada em campanhas de mídia e performance online, esse é um dos principais recursos que está redefinindo as estratégias das marcas. Segundo o Analista de Inbound Marketing, Lucas Punzi, a inteligência de dados desempenha um papel fundamental para alcançar os resultados pretendidos a partir do marketing digital. “Os dados first party são coletados via tags inseridas no site, utilizando cookies para autorizar essa coleta. Conseguimos captar dados básicos como comportamento, localização e dados demográficos do usuário, além de rastrear as atividades que ele executa. Eles são essenciais para compreender a jornada de cada perfil de cliente que acessa o site”, explica.
Com uma compreensão mais profunda do público-alvo, as empresas podem segmentar a campanha do Dia dos Namorados de forma mais eficaz. Isso significa direcionar mensagens específicas para grupos de clientes com interesses e necessidades semelhantes, aumentando a relevância e o engajamento. Além disso, possibilita criar ofertas altamente personalizadas com base no histórico de compras, preferências e comportamento do cliente.
Ao utilizar dados first-party para compreender a jornada do cliente, as empresas podem implementar estratégias de retenção mais eficazes. Isso inclui o envio de ofertas de fidelidade, programas de recompensas e comunicações personalizadas para incentivar compras repetidas e garantir a lealdade do cliente.
Ao longo do tempo, as empresas podem utilizar dados first-party para otimizar continuamente suas estratégias de marketing, como no Dia dos Namorados. Isso inclui monitorar o desempenho das campanhas, identificar padrões de comportamento dos clientes e ajustar as táticas conforme necessário para maximizar os resultados.
O analista acrescenta que a coleta e análise oferecem uma importante visão sobre o comportamento. “A coleta e análise inteligente de dados próprios, provenientes diretamente das interações com os clientes, oferece uma visão única e valiosa sobre o comportamento do consumidor. Dessa forma, analisamos e interpretamos esses dados para uso em campanhas digitais, seja na mídia paga ou orgânica, e até mesmo na melhoria do site."
Em suma, o uso estratégico de dados first-party oferece às empresas uma oportunidade única de aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento do negócio. Ao investir na coleta, análise e aplicação inteligente desses dados, as marcas podem construir relacionamentos mais sólidos com seus clientes e garantir um lugar de destaque no mercado digital.
Para melhorar o desempenho nas vendas do período mais romântico do ano, também é possível criar conteúdos relevantes para a data, direcionar anúncios para clientes específicos em redes sociais, criar lembretes personalizados e programas de recompensa.
Para saber mais sobre como aproveitar ao máximo os dados first-party para impulsionar suas vendas, é possível conferir o e-book sobre tendências de marketing digital através do link https://materiais.intermidias.com.br/e-book-tendencias-marketing-digital
Para mais informações, entrevistas e pautas sobre Intermídias, ligue para (71) 992399311, Lívia Oliveira | Assessoria CRIATIVOS).