Gratuito: Santo Antônio Além do Carmo recebe obras da 9ª Edição do projeto ANTÔNIOS






Entre 01 de junho até 15 de julho, o público soteropolitano poderá prestigiar as obras da 9ª edição do projeto ANTÔNIOS, que honram e destacam o santo casamenteiro de maneira gratuita, no M.E. Ateliê da Fotografia, localizado na Ladeira do Boqueirão, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo. As salas poderão ser visitadas de sexta a domingo das 16h às 19h.

O projeto, que é uma tradição no calendário do ateliê, este ano, fez sua estreia de maneira internacional, com abertura no Porto, em Portugal, no dia 25 de maio, onde ficará aberta para visitação até dia 13 de junho. A conquista marca a história do ateliê e da exposição.

A mostra é uma forma de reverberar pelo mundo a arte produzida no Brasil, sobretudo na Bahia, e honrar a devoção ao santo português, famoso por atrair pessoas amadas e casamentos. Este ano a responsabilidade é ainda maior: marco dos 430 anos de devoção à figura na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, que serviu de inspiração para Mario Edson, fotógrafo e curador das obras expostas em Portugal e no Brasil.

“Esse projeto já existia antes do ateliê, minha relação com Santo Antônio vem da infância, uma vez chegando ao Santo Antônio Além do Carmo, bairro que toma o nome do santo emprestado, nosso compromisso e responsabilidade cresceu se fazendo necessário dar mais atenção e espaço na sua construção. A partir de então o projeto se tornou calendarizado, sendo hoje uma tradição para o bairro e a cidade”, conta.

Os andores de madeira são o diferencial da edição, que com foco na devoção e imagem do santo, serão produzidos pelos próprios artistas da exposição, usando e abusando de diferentes técnicas e elementos para construir e finalizar as peças. As obras autorais se dividem em telas, fotografias, desenhos, esculturas, miniaturas, origami e imagens customizadas.

No ateliê, a mostra coletiva ocupará três salas:

● Sala Frans Krajcberg: Abraçará fotografias.

● Sala Tati Moreno: Exporá obras plásticas.

● Sala Ariano Suassuna e Jardim Frida Kahlo: Apresentará intervenções diversas.

Os artistas que participam da versão brasileira da exposição são Álvaro Lessa, Ana Uzêda, Anubis Cedraz, Bernardo Tochilovsky, Celeste Muniz, Claudio Copello, Daniel Luz, Doris Pinheiro, Filomena Parra, Flávio Ribeiro, Jô Nascimento, Jurema Fraga, Leno Adriano, Léo Furtado, Lia Costa, Lucas Rodrigues, Luzimar Azevedo, Manuela Hereda, Margarita Arize, Mário Edson, Marta Suzi, Mônica & Ênio, Mônica Monteiro, Paulo Sampaio, Reinaldo Giarola, Rita Pinheiro, Vanderley Oliveira, Wagner Lacerda, Walber Benevides, William Medeiros e Yara Guedes.

Enquanto em Portugal a exposição conta com 22 obras e uma instalação da artista Ana Uzêda, autora da obra, e Celeste Muniz, artista convidada, em Salvador serão 31 obras no total sendo expostas, sendo 20 obras autorais e 11 andores.

Mario Edson, ainda celebra a oportunidade para artistas reverberarem o legado de Antônio através da arte. “Levar 19 artistas a Portugal é de uma importância e de uma representatividade singular para Salvador, a Bahia e o Brasil. Tem um valor significativo principalmente para o painel de manifestações artísticas e culturais e do intercâmbio que agora iniciamos, cujos frutos serão mostras individuais e coletivas aqui no Brasil e na Europa”, o curador destaca.A realização da mostra só foi possível graças à parceria com a produtora e curadora Cristina Bernardini e a Associação Cultural Atlas Violeta em Portugal, sinalizando um intercâmbio cultural que se fortalecerá em futuros projetos e da SOLE Produções em Salvador. O evento também conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: